terça-feira, novembro 05, 2002

O final de semana foi marcante graças principalmente ao filme novo do Almodóvar, que já comentei por aqui, mas parece que ninguém viu ou teve a mesma experiência chapante que eu tive. Só sei que esse filme eclipsou outros filmes ótimos que eu também vi. Pra vocês terem uma idéia eu me peguei pensando o quanto é bom estar vivo pra ver essa obra de arte e me perguntando se no paraíso tem cinema. Heheheh.

Bom, deixando um pouco o Almodóvar de lado, mas sem esquecer tão cedo da emoção de sábado, eis os comentários dos ótimos filmes eclipsados pelo filme espanhol:

A COMILANÇA (La Grande Bouffe)

Filme de 1973 de Marco Ferreri sobre quatro caras que vão pra uma casa comer até morrer. Literalmente. Do Ferreri eu já tinha visto A CARNE, de 1991, filme que nos brinda com a voluptuosidade de Francesca Dellera. Esse, se não tem uma mulher tão bonita, tem um encontro de quatro dos maiores atores do cinema italiano e francês: Marcello Mastroianni, Michel Piccoli, Phillippe Noiret e Ugo Tognazzi. Os quatro se entregaram tão bem ao papel que emprestaram até os nomes próprios (Marcello, Michel, Phillippe e Ugo). Inclusive, até a própria atriz principal, a gordinha Andréa, também é o primeiro nome de Andréa Ferreol. O filme causou furor na época, e realmente em alguns momentos ver aquele povo empurrar comida goela abaixo é meio desagradável. Interessante que os personagens do filme são bem delineados:

- Marcello é o garanhão, o cara que não aguenta passar os dias na casa sem sexo. Por isso contratam prostitutas.
- Michel é o mais "sensível", usa camiseta colante cor-de-rosa, pratica ballet, e sofre de prisão de ventre.
- Philippe é um sujeito que tem uma relação doentia com a ama-seca. É meio estranho ver uma velha masturbando um marmanjo.
- Ugo é o cozinheiro e brincalhão. Legal vê-lo imitando Don Corleone. O PODEROSO CHEFÃO deve ter feito um sucesso enorme na Itália.
- Andrea é a professora gulosa fundamental para a história. Mais rodada do que as prostitutas. Heheheh..

Quando termina o filme, a primeira coisa que me veio à cabeça foi aquela frase de William Blake: "O caminho dos excessos leva à sabedoria."

PEQUENOS ESPIÕES 2: A ILHA DOS SONHOS PERDIDOS (Spy Kids 2: Island of Lost Dreams)

Arrisquei ver esse filme na única sala que não dizia se o filme era dublado ou legendado. Como o shopping ficava perto da locadora onde aluguei os filmes, foi lá mesmo que eu fui ver o novo filme de Robert Rodriguez. Pra minha raiva, o filme também era dublado. Grrr.. Passada a raiva, restou apenas tentar curtir o filme como se estivesse vendo uma sessão da tarde. (O que na verdade era mesmo.=) O filme é legal, a garota (Alexa Vega) está mais crescidinha. Está uma gracinha. Imagina daqui a dois anos, quando ela tiver 16. Hehehe. O filme é diversão pra criançada, mas os adultos também curtem. Vale ver e levar a molecada. Ah, e é melhor esperar até o fim dos créditos. Tem uma surpresinha.

SCARFACE - A VERGONHA DE UMA NAÇÃO (Scarface)

Já tinha visto o ótimo SCARFACE, do DePalma, de 1983. Essa primeira versão do filme (1932) talvez até seja melhor que a mais nova. Foi dirigido por Howard Hawks, sujeito que transitou com sucesso por vários gêneros: western, musical, filme de gangster, comédia. O cinema falado mal tinha começado e nota-se que naquele tempo os filmes não tinham muita música. Se eu não me engano, a partir dos anos 40 foi que os filmes noir começaram a se utilizar constantemente de trilha sonora. Corrijam-me se eu estiver errado. Enquanto estava vendo o filme, achei o personagem de Tony Camonte bem parecido com o Joey da série Friends. Tem um jeitão meio boboca. E haja tiroteio, metralhadoras detonando casas e bares. Mas o forte do filme são os personagens - Tony Camonte, a irmã, a amante, o chefe de Camonte. Teria que ver o filme do DePalma novamente pra ver até que ponto ele mudou na sua versão. Sei que ele mudou Chicago pra Miami. O resto não lembro.

O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (The Thing)

Filmaço de John Carpenter que eu nunca tinha visto. Infelizmente vi gravado do SBT, mas no futuro verei na glória de um DVD e com som original e de qualidade. Mas deu pra perceber o brilhantismo dos efeitos especiais fora de série e da direção segura do homem. Música característica dos filmes dele. Ouvindo aquela música lembramos na hora de HALLOWEEN e de ASSAULT ON THE 13TH PRECINCT. Muito legal. Dos filmes mais importantes dele ainda falta eu ver THE FOG. Mas eu chego lá.

Na mesma fita da gravação do SBT gravei na carona dois episódios de Night Visions. Um deles, dirigido por Tobe Hopper. O episódio chama-se O LABIRINTO(The Maze) e tem a Thora Birch como uma garota arredia e que encontra um outro mundo ao atravessar um labirinto. Mas o legal mesmo foi o outro episódio - HARMONIA (Harmony), sobre um forasteiro que chega numa cidade, onde se é proibido ouvir música. Bizarro. E o final surpreendente.

No site http://www.tvtome.com/tvtome/servlet/EpisodeGuideSummary/showid-39/ tem o guia de episódios da série.

Nenhum comentário: