segunda-feira, novembro 25, 2002

LUCIA E O SEXO (Lucía y el Sexo)



Esse ano de 2002 está uma beleza em se tratando de cinema. No sábado fui ver o sensacional LUCÍA E O SEXO, do Julio Medem e fiquei babando. Depois de ter visto FALE COM ELA, do Almodóvar, mais um filme espanhol vem causar boa impressão por aqui. Aliás, os dois filmes têm mais algo em comum: Paz Veiga é a garota do filme mudo dentro do filme do Almodóvar e Javier Cámara, o Benigno de FALE COM ELA é coadjuvante de LUCIA.... Além disso os dois filmes têm em comum o fato de serem perfeitos.

Uma das coisas legais do filme é que ele também é narrado do ponto de vista de Lorenzo, o homem que Lucía ama. Sendo assim, imagine só você estar num bar quando chega uma mulher como a Paz Veiga e diz que o ama e quer viver com você. Aí você aceita (não é tão idiota) e sai com ela, vai a uma danceteria, toma umas e depois tome sexo em casa. Uhhh!! Um sonho. Inclusive, o próprio Lorenzo em certa parte do filme fala que ele achava que mulheres como Lucía não eram pra caras como ele.

A história é bem mais complexa do que se imagina, mais personagens aparecem no decorrer do filme, flashbacks entrecortam a narrativa presente, outras possibilidades surgem no final. Nesse sentido, o filme é bastante parecido com OS AMANTES DO CÍRCULO POLAR, outra obra-prima de Medem, de 1998. Só que esse é ainda melhor. E não apenas por ter cenas de sexo, ainda que elas sejam fundamentais para o filme, mas por ser mais intenso, em todos os sentidos.

Uma cena, entre várias, me chamou a atenção: Lucía está na ilha e a câmera desce e mostra uma tomada dela com a lua ao fundo (a lua é uma constante no filme e personagem da história). Sublime.

LUCÍA E O SEXO mexe com a cabeça, com o pau, com os poros e com o coração. É um turbilhão de sentimentos e sensações que intoxica o corpo e nos faz querer estar vivos.

Quem ainda não viu, não deixe de ver por nada. A não ser que você conheça alguma Lucía pelo caminho. Aí tá perdoado.

Nenhum comentário: