terça-feira, novembro 26, 2002

NETTO PERDE SUA ALMA

Esse me decepcionou bastante. Estava esperando um filme vigoroso e com boas cenas de batalha. Que nada. O diretor evita mostrar cenas de batalha (só tem uma), por causa das limitações de direção e orçamento, e apresenta um filme tedioso. Achei pretensioso o uso da separação por capítulos, dos flashbacks que vêm e vai e que só servem pra esconder os defeitos do filme. Perdi a conta de quantas vezes olhei pro relógio. E percebi que na sala eu não era o único. Quanto à parte político-histórica da narrativa, achei mais interessante o drama dos negros (eternos excluídos e prejudicados) do que dos brancos separatistas. E por mais que digam que o filme não seja uma ode à separação do Rio Grande do Sul do Brasil, aquelas cenas pretensamente épicas de batalha ao som de música sacra dá a entender isso muito bem.

O VIOLINO VERMELHO (Le Violon Rouge/The Red Violin)

Filme ousado do canadense François Girard sobre um violino que passa de mão em mão desde o século XVII. O filme é falado em várias línguas (inglês, italiano, alemão, francês e até chinês). Interessante as várias histórias em torno do violino, as diferentes culturas mostradas, a maldição que o violino traz a quem o carrega. No elenco tem gente de todo o mundo. Os mais conhecidos são os americanos Samuel L. Jackson e Greta Scacchi. Filme bacana do mesmo diretor de GLENN GOULD EM 32 CURTAS. Gravado do SBT.

DUAS MULHERES (La Ciociara)

Filme emocionante de Vittorio De Sica e que deu o oscar histórico de melhor atriz para Sophia Loren nos anos 60. O filme mostra Sofia como uma viúva comerciante que vive com a filha na Roma da 2a Guerra Mundial. Por causa dos bombardeios, ela viaja com a filha para um vilarejo distante onde conhece pessoas, entre elas o personagem de Jean-Paul Belmondo, um intelectual no meio de gente simples. O filme mostra a difícil situação naquele período, com pessoas lutando pra conseguir pão e água. Porém, a cena mais forte é reservada para o final. Excelente. Gravado da Globo.

Nenhum comentário: