quarta-feira, outubro 30, 2002

CÓDIGOS, DRAGÕES E REVISÕES

Vou aproveitar um pouco o tempo que eu tenho pra comentar os filmes do fim de semana:

CÓDIGOS DE GUERRA (Windtalkers)

Bom filme do John Woo, mas bem que podia ser melhor. Da fase americana, não é dos melhores. Dá impressão que o filme poderia ter uma duração menor, a mesma impressão que eu tive quando assisti MISSÃO IMPOSSÍVEL 2. E Nicolas Cage nunca foi mesmo um grande ator. Nos filmes ele passa a sensação de que está se divertindo nas filmagens. Mesmo fazendo o papel de um fuzileiro naval bem enjoado ele parece estar se divertindo, brincando de filme de guerra. Na história, ele é o responsável em proteger um índio navajo que é capaz de passar códigos via rádio baseados na língua indígena. Acontece que a missão dele é um pouco mais difícil do que a gente imagina no começo do filme.

REINO DE FOGO (Reign of Fire)

Não senti medo dos dragões, nem simpatizei com os heróis. Daí já dá pra saber que eu não curti o filme. O mais interessante no filme são os métodos kamikazi do grupo de Matthew Mchoney (ih, aboiolei o nome do rapaz..hehhe). Aquele salto do helicóptero dos "arcanjos" é a melhor sequencia do filme. Outro destaque é Christian Bale, que consegue ser totalmente diferente nos personagens que ele interpreta. Basta comparar com PSICOPATA AMERICANO e VELVET GOLDMINE, só pra citar alguns. (Citar O IMPÉRIO DO SOL, com ele ainda garotinho não vale.) No mais, é filme normal de ação com efeitos especiais e com final insatisfatório e entendiante.

Na tela pequena, o fim de semana foi de revisões, filmes que eu já tinha visto.

O CÉU QUE NOS PROTEGE (The Sheltering Sky)

Antes de tudo: eu adoro esse filme. Tentei resistir e não comprar o DVD de banca (o dinheiro tá escasso), mas não deu. A qualidade visual está boa, mas deu impressão que uma fotografia de primeira daquelas do Vittorio Storaro poderia estar ainda mais bonita se o tratamento dado ao DVD fosse melhor. Achei um pouco escura a imagem. Mas não vou reclamar. É muito melhor do que ter um VHS em full screen. Esse DVD está em widescreen, com opção pan&scan. É um filme belíssimo. Quando tem diálogos é bom, quando os diálogos ficam entalados na garganta dos personagens é melhor ainda. Uma viagem pela África da beleza natural e pobreza social. Viagem pra dentro e por fora.

FORÇA SINISTRA (Lifeforce)

Uma beleza esse filme do Tobe Hopper. Assisti a versão mutilada que passou na Globo dia desses. É de dar raiva. Lembro que eu vi esse filme quando criança e o sangue não ficava muito tempo na cabeça por causa da Matilda May passeando nua no início do filme. Aí, depois de velho, assisto o filme sem direito a ver a moça nua? Um verdadeiro desrespeito ao filme e ao espectador. Mas depois de passada a raiva, a história envolvente dos aliens, os efeitos especiais datados e a atmosfera de tensão ainda conquistam.

Nenhum comentário: