terça-feira, outubro 22, 2002

8 FILMES

No cinema

POSSESSÃO (Possession)

O filme não atendeu às minhas expectativas. Bem paradão e o resultado final não empolga nem emociona, mas o casal Aaron Eckart e Gwyneth Paltrow é bem legal. A trama paralela, dos poetas que mantém um caso secreto é bem interessante. No fim das contas fiquei sem saber se esse casal de poetas existiu mesmo ou é tudo ficção. Deve ser ficção. Positivo também o clima de Arquivo X, quando os dois investigam cartas que contem a história secreto dos tais amantes do século XIX.

A HERANÇA DE MR. DEEDS (Mister Deeds)

Esse eu nem pretendia ver, mas sabe que até que é simpático? Adam Sandler é de novo um bobão gente fina. Ele herda 40 bilhões de dólares e Winona Ryder, a kleptomaníaca mais famosa da atualidade, é a jornalista que vai tentar enganar Deeds e conseguir um furo de reportagem. A história não interessa muito. O que vale são as piadas, as situações engraçadas. Destaque para a cena dos gatos, a cena em que Winona vai mostrar a casa onde morava para Sandler e o personagem de John Turturro. Vale o ingresso. Risadas garantidas.

A IDENTIDADE BOURNE (The Bourne Identity)

O filme é bem legal, mas o problema é que a partir da segunda metade começa a cansar, perde o ritmo. A primeira parte do filme parece uma montanha-russa de tão bom. Lembra filmes do Frankenheimer (OPERAÇÃO FRANÇA, RONIN). Talvez por causa das perseguições de carros nas ruas da Europa. Matt Damon até que convenceu como herói de ação. Um bom filme.

UMA VIDA EM SEGREDO

Ontem fui conferir esse filme da Suzana Amaral e gostei bastante. Apesar de ter uma narrativa lenta, o filme não aborrece em momento algum. Na história, moça fica órfã e vai morar com os primos. O problema é que ela não consegue se adaptar à vida mais "sofisticada" dos primos. Prefere ficar na cozinha com criados e prefere as suas roupas feias. Engraçada a cena que a prima vai comprar roupas novas pra ela e ela sai andando toda dura, desacostumada. Ficou ainda mais feia. Heheheh.. Mas o que encanta no filme é que se no começo a gente ri da moça, com o tempo começamos a nos afeiçoar a ela. Filme bem legal. Merece ser visto por mais gente. Só não entendi que tipo de mensagem Suzana Amaral quiz passar com o filme.

Na tela pequena:

PAIXÕES PROIBIDAS (Tears in the Rain)

Peguei o DVD desse filme por engano. É aquele que está nas bancas com a foto da Sharon Stone na capa. Achei que fosse daquela série "If these walls could talk", aquele sobre lésbicas. Mas que nada, é um filme da Sharon pré-Verhoeven. E se alguém souber de um filme que a moça fez antes de fazer O VINGADOR DO FUTURO (1990) que presta, por favor me diga. Se bem que a estréia dela foi em MEMÓRIAS, de Woody Allen, mas foi só uma ponta. Esse filme é de 1988 e é muito ruim. Eu até tinha visto o começo na Record ou na Band. Olha que eu quase nunca assisto o filme apertando o fast forward (geralmente só em filme pornô), mas com esse filme eu não resisti. Nem vou falar da história do filme. Aliás, já gastei linhas demais.

NO SILÊNCIO DA NOITE (In a Lonely Place)

Filmaço de Nicholas Ray que passou recentemente num corujão da Globo. Ainda bem que eu gravei. Humphrey Bogart é um roteirista de cinema que leva uma garota pra casa pra contar a história de um livro que ele não estaria a fim de ler, e que provavelmente, será adaptado para o cinema. O problema é que a moça é assassinada depois que sai de sua casa. Bogart passa a ser investigado pela polícia. Seu temperamento violento não ajuda. Film noir anos 50 típico (fotografia p&b, Humphrey Bogart, clima de mistério). Tudo muito bom. De longe, o melhor filme do fim de semana.

ALTO CONTROLE (Pushing Tim)

O forte desse filme é o elenco. O casal John Cusack e Cate Blanchet levam uma vida quase normal. Cusack encara bem o serviço estressante numa torre de controle aéreo. O relacionamento muda ao surgir o casal Billy Bob Thorton e Angelina Jolie. (Jolie está bonita nesse filme e mostra suas belas tilts) Legal o filme mostrar o quanto é importante o trabalho dos controladores aéreos. Os atores estão ótimos, Cusack é sempre aquele cara simpático, Cate Blachet está linda e o filme também tem momentos engraçados. Gravado da FOX.

TORRENTES DE PAIXÃO (Niagara)

Esse (do diretor Henry Hathaway) saiu agora em DVD naquela caixa de filmes da Marilyn Monroe. Bem hitchcockiano. Um casal vai passar uns dias em chalés próximos às cataratas do Niágara e conhece uma loira fatal que está engatilhando um plano para matar o marido e ficar com o amante. O filme é curto (cerca de 90 minutos) e não perde o ritmo até o final, que se passa nas águas de Niágara. Só o cenário nas cataratas já vale o filme. Ah, e a outra atriz é mais bonita que Miss Monroe. Gravado da Globo.

Nenhum comentário: