quinta-feira, outubro 10, 2002

11 DE SETEMBRO (09/11)

Documentário sobre os eventos trágicos de 11 de setembro de 2001, especialmente o que ocorreu no World Trade Center. O filme foi exibido pela Globo quando se completou um ano da tragédia. Apresentado por Robert DeNiro, o filme acabou acontecendo por acidente. A intenção dos irmãos franceses Gédéon e Jules Naudet era fazer um documentário sobre uma equipe de bombeiros de Nova York, mostrando o treinamento dos novatos, a expectativa de encarar o primeiro incêndio, as noites de espera por um difícil trabalho à vista. A cena do impacto do primeiro avião a cair numa das torres gêmeas foi primeiramente documentado por um dos irmãos. Os bombeiros tinham sido chamados para um trabalho de rotina próximo dos prédios, quando se ouviu um barulho. Meio que por instinto, o francês apontou a câmera para flagrar o desastre. O filme mostra cenas de dentro dos prédios, antes deles ruirem, cenas das pessoas apavoradas nas ruas, da repercussão da mídia, dos prédios desmoronando e virando pó e da busca pelos corpos das vítimas. O filme evita mostrar imagens de impacto como as pessoas pulando de cima dos prédios, pessoas em chamas ou corpos decepados. A intenção do documentário é mostrar o heroísmo de pessoas comuns e a "alegria" dos sobreviventes e suas famílias no meio de tanta tragédia.

JOANA D´ARC (Joan of Arc)

A vantagem dessa mini-série em relação ao filme de Luc Besson é que ela é mais didática, explica mais sobre a situação política da França na Guerra dos Cem Anos. Fica claro o posicionamento da região de Borgonha, região da França do lado dos ingleses. Interessante é ver um filme que exalta tanto a França e que é falado em inglês. Pelo menos, no filme de Besson, o cineasta era francês. Falo da versão de Besson porque ainda era o único filme sobre Joana D´Arc que eu tinha assistido. Preciso ver o clássico de Dreyer LA PASSION DE JEANNE D´ARC (1928) ou SAINT JOAN (1957), de Otto Preminger. Parece que esses são os melhores filmes já feitos sobre a vida da maior santa/mártir/guerreira/heroína da história da França.

Voltando à mini-série, a escolha de Leelee Sobieski não chega a atrapalhar, mas pra mim, saiu perdendo pra modelo Milla Jovovich do filme de Besson. O fato de não mostrar cenas sangrentas de batalha também deixou o filme com cara de filme pra tv (o que na verdade é..hehehe). Mas no geral é um filme que vale a conferida. Gravado da FOX.

Nenhum comentário: