quinta-feira, outubro 03, 2002

GRAND CANYON

Imagine que você está voltando pra casa no seu carro. Tá tendo um engarrafamento desgraçado e a melhor alternativa parece ser pegar um atalho. Mas você acaba se perdendo e seu carro morre. O lugar onde você parou não é bem um lugar amigável. Surgem ladrões que querem te humilhar e levar o teu carro. Quem sabe até dar um tiro um tiro em você. Por sorte, alguém aparece e ajuda você a sair dessa encrenca. Essa é a história inicial de GRAND CANYON. O cara do carro é Kevin Kline, o sujeito que o ajuda é Danny Glover. Eles ficam amigos depois dessa.

GRAND CANYON, de Lawrence Kasdan, é um filme apaixonante. Talvez o mais apaixonante dos filmes de Kasdan. Ele já havia nos presenteado com filmes como O REENCONTRO e O TURISTA ACIDENTAL. Ele talvez seja um dos cineastas americanos mais subestimados. Sua direção por vezes lembra filmes europeus, mais pausados. Os diálogos são realistas, calmos e reflexivos. Seus personagens estão à procura de sentido para suas vidas, ou pelos menos, tentam entender o que está passando.

Em GRAND CANYON, o elenco é sensacional e a teia de acontecimentos, fascinante. Vejam só: Kevin Kline depois de ter a sua vida salva por Danny Glover, procura ajudá-lo de alguma forma. Até arranja-lhe uma namorada. Danny Glover é um sujeito tão legal na realidade que não dá pra não simpatizar com o cara. (Lembro que me emocionei quando vi ele no noticiário chorando ao ir pra África ver a realidade dolorosa das crianças de lá.) Mary McDonnel é a mulher de Kline e sua vida muda quando ela encontra uma criança sozinha chorando nuns arbustos. Ela também questiona a injustiça social. (Imagina se ela morasse no Brasil...). Steve Martin, cineasta de filmes violentos, também sofre um abalo quando leva um tiro num assalto. Ainda tem outros personagens com seus dramas pessoais, seus problemas, suas inseguranças. Tudo muito humano. E pensar que eu vi esse filme depois de uma sessão de TRIPLO X.

Tem uma cena que me chamou bastante a atenção: a cena do sonho de Mary McDonnel. Ela sonha com um mendigo parecidíssimo com o assustador homem de MULHOLLAND DRIVE. Será que David Lynch se inspirou nesse filme pra criar mais uma de suas assustadoras criaturas?

Nenhum comentário: