terça-feira, outubro 08, 2002

BETTY FISCHER E OUTRAS HISTÓRIAS (Betty Fischer et autres histoires)

Continuando os comentários dos filmes do fim de semana, vamos agora para o domingo, no Espaço Unibanco, para a mostra de filmes franceses.

Antes de ver o longa aproveitei para conferir os curtas sobre periferia. Na verdade, eu estava curioso mesmo era pra ver o curta PALACE II, do Fernando Meirelles e da Kátia Lund. É ótimo e é protagonizado pelo mesmo garoto que fez o Dadinho no longa. Inclusive, esse mesmo personagem (o Acerola) vai estar presente na mini-série CIDADE DOS HOMENS, que vai ser exibido na próxima semana na Globo. O clima do curta é o mesmo de CIDADE DE DEUS, tem até aquela história dos traficantes atirarem no pé dos garotos e o senso de humor. Legal. Antes desse curta passou 750 - CIDADE DE DEUS, bem chatinho, e o já conhecido ROTA ABC, que já vale a pena ver pela abertura com cena do filme SÃO PAULO S.A., do Person, e pela banda punk Garotos Podres. Já tinha visto na tv.

Depois foi correr pra entrar na fila pra comprar o ingresso pro filme BETTY FISCHER E OUTRAS HISTÓRIAS, de Claude Miller. Fiquei surpreso com fila grande pra comprar ingresso no Espaço Unibanco em dia de eleição, mas depois vi que também era por causa do CIDADE DE DEUS na outra sala.

O bom de você ver um filme sem saber nada sobre a história é que você está preparado pra qualquer coisa. Eu não sabia que tipo de filme iria ver. O começo dá a impressão de que é um drama pesado, mostrando Nicole Garcia como uma mãe perturbada a ponto de furar a mão da própria filha com uma tesoura. O filme vai ganhando ares de comédia aos poucos, sutilmente.

Anos se passam e Margot Fischer (Nicole Garcia), insuportável de tão egoísta, vai visitar a filha já adulta, Betty(Sandrine Kimberlain). Quando um acidente vitima o filho de Betty, o filme passeia por outras histórias para depois interligá-las. Entre as outras pessoas envolvidas está a personagem Carole (Mathilde Seigner, irmã parecida de Emanuelle Seigner ), mãe desnaturada de José, garoto que também vai ser fundamental para a trama. Contar mais é estragar as surpresas. O filme deve entrar depois em circuito comercial em breve. Eu recomendo.

Nenhum comentário: