segunda-feira, outubro 07, 2002

BEIJOS ROUBADOS (Baisers Volés)

No sábado pela manhã fui conferir a uma sessão de BEIJOS ROUBADOS, terceiro filme da saga de Antoine Doinel. O bacana é que quanto mais a gente vai assistindo esses filmes, mais gostamos deles. O primeiro, OS INCOMPREENDIDOS, eu vi ainda esse ano. Infelizmente não pude conferir o curta que dá continuidade a história de Antoine e que faz parte do filme de episódios O AMOR AOS VINTE ANOS. Em BEIJOS ROUBADOS, Jean-Pierre Léaud está cada vez mais parecido fisicamente com Truffaut. É como se o diretor, ao construir o seu alter-ego na figura do ator, fosse doando parte de si mesmo para ele. Impressionante. Se eu não me engano, ator nenhum fez projeto semelhante ao que Truffaut fez com o personagem Antoine.

Em OS INCOMPREENDIDOS (1959), ele é um jovem que foge de casa devido a carência da atenção dos pais e dificuldade de se adaptar às regras impostas na escola. Quando eu vi esse filme, achei o final meio estranho, sem uma conclusão, mas ainda assim maravilhoso, com Antoine correndo numa praia e percebendo que a vida dele ainda uma página em branco. Depois é que eu soube que o filme era apenas o início de uma série de histórias com o personagem, contando a vida dele.

ANTOINE ET COLLETE (1962), o curta que dá seguimento a história de Antoine, mostra o começo da vida amorosa do rapaz. Já em BEIJOS ROUBADOS (1968), Antoine está saindo do exército por causa de sua indisciplina e vai trabalhar de porteiro de hotel e em seguida de detetive particular. Costuma, como todo homem, dividir o amor e o sexo, preferindo às vezes só dar uma com uma prostituta. O amor está na figura de Christine, garota difícil para o impaciente rapaz e também em uma mulher mais velha.

Ótima edição rápida de Truffaut, ótima música, ótimos diálogos e personagens fascinantes.

O próximo filme do ciclo Antoine Doinel também será exibido aqui em novembro. Chama-se DOMICÍLIO CONJUGAL (1970) e mostra a vida de casado de Antoine com Christine. Deve ser igualmente imperdível.

O último filme, de acordo com o que peguei agora no IMDB, é L´AMOUR EN FUITE (1979), mostrando Antoine, já trintão, se divorciando de Christine.

Nenhum comentário: