terça-feira, novembro 13, 2012

THE GIRL



Não é muito agradável quando vemos a imagem de um homem que nós admiramos sendo denegrida num filme ou num livro. Acho que foi por isso que nunca comprei o livro Fascinado pela Beleza, de Donald Spoto, no qual o escritor, baseado nas memórias de Tippi Hedren, mostra o lado sádico e tarado de Alfred Hitchcock. Porém, acabei não fugindo à curiosidade de ver o telefilme da HBO/BBC THE GIRL (2012), inspirado no citado livro. Qualquer filme que procure mostrar os bastidores de uma realização hitchcockiana já chama a nossa atenção, embora nem todos mereçam.

Talvez seja o caso de THE GIRL, que mostra um Hitchcock excessivamente sádico e uma Tippi Hedren excessivamente pura. Porém, até que em alguns momentos podemos nos solidarizar pelo mestre do suspense. O ator que o interpreta, Toby Jones, parece ser ainda mais feio e em certo momento é comparado a um sapo. Na cena em que Hitch chega bêbado em casa com o amigo, dizendo que trocaria tudo o que ele tem pela juventude e beleza do amigo, para poder ter chance com a desejada atriz, dá até para ficar com um pouco de pena dele.

Mas isso logo passa quando vemos o inferno que se tornou a vida de Tippi e isso pode ser visto principalmente nas inúmeras e intermináveis tomadas da cena do ataque dos pássaros à personagem, todos pássaros reais. A atriz saiu de lá cheia de feridas e escoriações. Houve também os traumas e os pesadelos envolvendo os pássaros, além de uma semana sem comparecer ao set, o que interrompeu as filmagens.

Talvez o problema com Hitchcock tenha sido sua falta de tato no que se refere às relações com as mulheres. Diferente, por exemplo, de Roman Polanski e Woody Allen, para citar dois nomes controversos, que tiveram e souberam aproveitar a chance de transformar suas musas em estrelas de seus filmes, além de namorarem ou casarem com elas. Hitchcock, ao contrário, deve ter fantasiado bastante com Grace Kelly e Kim Novak, por exemplo. O que é bem compreensível. 

O curioso com Tippi é que ela ainda fez outro filme com Hitch depois de OS PÁSSAROS (1963): MARNIE – CONFISSÕES DE UMA LADRA (1964), que segundo THE GIRL, em seus letreiros finais, teria sido "a última obra-prima de Hitchcock". O que é um absurdo, pois o filme até hoje é malhado pela crítica como um dos mais problemáticos trabalhos do diretor e geralmente convenciona-se dizer que FRENESI (1972) é que foi sua última obra-prima. Pra mim, até o seu trabalho final, TRAMA MACABRA (1976), é maravilhoso.

No mais, THE GIRL prende a atenção e tem uma participação brilhante de Imelda Staunton como Alma, a esposa de Hitchcock. Sem falar que Sienna Miller como "a garota" do título está muito bem. Ela é bela e guarda algumas semelhanças com Tippi. Quanto a Toby Jones, por mais que ele imite bem a voz de Hitch, seu personagem acaba ficando caricato. Tomara que Anthony Hopkins se saia melhor em HITCHCOCK, de Sacha Gervasi, que será sobre os bastidores de PSICOSE (1960), e está previsto para estrear no Brasil em fevereiro do próximo ano.

Nenhum comentário: