segunda-feira, abril 19, 2004

ANJOS DA NOITE - UNDERWORLD (Underworld)



De tanto dizerem que esse filme era ruim ou péssimo, até que eu me surpreendi com as qualidades que ele têm. Tudo bem que assim que o filme começou eu fiquei logo impaciente e achando que iria odiar as próximas duas horas. Mas a partir do aparecimento do humano na trama, o filme ganha pontos com a história que vai se formando. Inclusive, até valorizei mais o filme, depois que eu percebi que o roteirista não entregou a trama de bandeja para o espectador logo de início, fazendo ele pensar um pouquinho.

A trama é sobre uma disputa entre vampiros e lobisomens pelo domínio do submundo. Essa briga começou há muito tempo e nem mesmo Selene (Kate Beckinsale) sabe como tudo começou. O interessante do filme é que ele não toma partido de nenhum dos grupos. Inicialmente, o filme enfatiza mais o grupo dos vampiros. Aliás, tem uma vampirinha loira que é gatíssima. Até me dei ao trabalho de pesquisar no IMDB o nome da moça: chama-se Sophia Myles. Ela é inglesa e esteve no elenco de DO INFERNO num papel pequeno.

Ainda sobre o elenco, gostei da performance de Bill Nighy (o cantor de SIMPLESMENTE AMOR) como o vampiro chefão. Por outro lado, a performance da Kate é bem ruim. Ela fica bem esteticamente no papel de vampira, mas cada vez que ela fala, a gente percebe o equívoco que foi terem-na convidado para o papel.

Os efeitos estão acima da média, mas está pra aparecer melhor transformação de lobisomem do que a vista em O LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES, do John Landis. Hoje em dia com essa coisa digital, tudo fica mais artificial. O filme deixa de lado um pouco algumas das características vampirescas, como o medo da cruz ou o fato de não aparecer o reflexo deles no espelho.

No final, tem um gancho até interessante para a continuação, que já está certa.

Nenhum comentário: