sábado, abril 03, 2004

DOLLS



Minha experiência com os filmes de Takeshi Kitano não tinham sido das melhores. Só tinha visto dois filmes dele: SONATINE (1993) e HANA-BI: FOGOS DE ARTIFÍCIO (1997). Esse último me marcou por ter sido o único filme que eu vi no cinema sozinho. Pois é. Nesse dia, nem um gato pingado sequer tinha ido ver o filme. Só eu. Foi uma sensação estranha e que me causou um certo desconforto. Junta-se com a interpretação “cara de pedra” de Kitano, resultado: detestei o filme. O problema, pra mim, com alguns filmes japoneses é a dificuldade que eu tenho de entender as motivações dos personagens. Mas isso até que tem mudado. (Afinal, eu conheci o Takashi Miike. Hehehe)

Por isso, fiz questão de ir conferir esse belo filme. Ajudou o fato de a fotografia ser deslumbrante, lembrando as cores de HERO, de Zhang Yimou. Aliás, a beleza das árvores de folhas vermelhas ou brancas é um espetáculo para os olhos. (Será que existem árvores assim no Brasil?) Só as imagens de DOLLS (2002) já valem o preço do ingresso.

Mas ainda tem algo que não me deixou inteiramente satisfeito: não me emocionei com o drama dos personagens. Achei de difícil identificação. E olha que eu curto o ultra-romantismo de “O Morro dos Ventos Uivantes”, mas nesse filme essa loucura romântica é levada às últimas conseqüências. Ou vocês acham normal um sujeito furar os próprios olhos para ser aceito por uma moça? Ou dois namorados viverem o tempo todo amarrados por um cordão? Ou uma mulher que espera trinta anos num banco de uma praça pelo amor de sua vida?

Os tons do filme não são dos mais realistas e pelo que eu li numa crítica do Hugo Suckman, do jornal O Globo, são as mulheres que estão curtindo pra valer esse filme. Segundo ele, e o próprio Kitano, os homens torceram o nariz pelo fato de o diretor ter abdicado da violência gráfica nesse filme. Aqui as cenas de violência são cortadas. Mostra-se apenas o depois, a conseqüência dos atos, dos acidentes.

É um filme pessimista, em que o destino depõe contra a felicidade dos seres humanos. As pessoas, em DOLLS, são meras marionetes nas mãos dos deuses. Por isso, a comparação com o teatro de marionetes japonês não é gratuita.

Nenhum comentário: