quinta-feira, abril 01, 2004

CRIATURAS DAS TREVAS (Nightbreed)



Bem que me avisaram que esse filme era uma porcaria, mas sabe como é: direção do Clive Barker, baseado numa hq que eu já conhecia e com o diretor David Cronenberg fazendo um papel de destaque. Resultado: não resisti à curiosidade e resolvi gravar o filme quando passou na Globo.

Incrível como o mesmo cara que dirigiu o ótimo HELLRAISER (1987) acabou se perdendo em filmes fracos. Felizmente, o homem ainda continua sendo um dos melhores escritores do mundo, quando o assunto é literatura de horror. Eu por enquanto só li dois volumes de seus LIVROS DE SANGUE e gostei bastante. Alguns dos contos dele são geniais mesmo.

CRIATURAS DAS TREVAS (1990) é adaptado do conto "Cabal", que virou também uma mini-série em quadrinhos lançada pela Marvel no início dos anos 90. Lembro que na época que saíram os quadrinhos (no Brasil, saiu com o nome RAÇA DAS TREVAS), eu até tinha deixado de ler HQ, mas resolvi comprar, levado que fui pela propaganda maciça que a Marvel fez em tudo que era revista da Editora Abril, na época.

A exemplo do que eu senti com os quadrinhos, o filme começa bem e depois vai se perdendo e ficando mais e mais chato. Os monstros que moram na tal cidade de Midian (referência bíblica?) não têm um pingo de profundidade ou algo que cause interesse, os efeitos são gratuitos e os atores são todos ruins. Muito pouco se salva no filme. Eu diria que uma das melhores coisas é mesmo a presença do Cronenberg. Seu personagem é que tira um pouco o filme da categoria lixo completo.

Mesmo assim, ainda quero ver qualquer dia MESTRE DAS ILUSÕES (1995), apesar de todas as malhações.

Vi num site uma frase interessante do Clive Barker. Ele diz que "todo medo é um desejo". Imagina só. Essa frase por si só já é aterrorizante, não??

P.S.: Hoje ganhei o meu dia. Esse humilde blog recebeu elogios animadores do grande Carlão Reichenbach, em seu blog pessoal. Maravilha.

Nenhum comentário: