domingo, abril 11, 2004

FORÇA DIABÓLICA (The Tingler)



Na quinta-feira, já estava saindo da vídeo-locadora quando vejo esse DVD do mestre das picaretagens William Castle. E com o sempre elegante, e ícone maior do horror americano, Vincent Price, na capa. Não pude resistir.

FORÇA DIABÓLICA(1959) é um título nacional bem infeliz para o título original, que se refere a uma criatura que aparece na espinha das pessoas quando elas são submetidas ao pavor. O tal “tingler” só larga a espinha da pessoa, se ela gritar. Por isso que o lema do filme é “scream for your life!”.

A trama do filme é bem divertida. Price é o cientista que descobre a existência desse tal “tingler” e tem a idéia de remover o bicho da espinha de alguém. O ápice do filme é quando o bicho (mais parecido com uma lagosta) foge para dentro de uma sala de cinema. Aí a gritaria começa.

Esse filme é famoso também porque foi com esse filme que Castle inventou um dispositivo chamado “Percepto” que dá um leve choque na pessoa que está sentada no cinema. Dizem que ele instalou esse dispositivo em algumas poltronas de algumas salas nos EUA. Mas do jeito que Castle é picareta, até isso não pode passar de pura lenda. Na verdade, o cara era um marketeiro de mão cheia. E sabia fazer produções boas e baratas.

Recentemente tive o prazer de ver ALMAS MORTAS (1964), com a estrela decadente Joan Crawford matando gente a machadadas. Acabou de sair em DVD, também, outro clássico de Castle: A CASA DOS MAUS ESPÍRITOS (1959), mas infelizmente saiu pela London e os DVDs dessa companhia ainda não chegaram nas locadoras de Fortaleza.

No DVD há alguns extras interessantes. Destaque para um pequeno documentário sobre as filmagens de FORÇA DIABÓLICA e o próprio Castle tentando apavorar o público de um cinema drive in. É o seguinte: na cena do filme em que o “tingler” fica à solta, todo o cinema fica escuro. Mas como em cinema drive-in, os espectadores reagem acendendo os faróis dos carros, o diretor tinha que pedir para os motoristas desligarem.

Ah, se a nossa geração tivesse um diretor como Castle... As idas ao cinema seriam muito mais divertidas.

Nenhum comentário: