quarta-feira, fevereiro 04, 2004

JOHN FORD EM DOIS FILMES



Assim que terminei de ver o DVD de DEPOIS DO VENDAVAL fiquei tão animado pra ver outro Ford que peguei imediatamente pra ver MISTER ROBERTS, que tinha gravado da BAND há alguns meses. Seguem aqui os comentários rápidos sobre esses dois filmes do mestre.

DEPOIS DO VENDAVAL (The Quiet Man)

Ótimo filme de Ford. Um pouco atípico tanto pra Ford quanto para John Wayne que, quando se juntavam, quase sempre era pra fazerem westerns. DEPOIS DO VENDAVAL (1952) é quase um western, mas como não se passa em terreno americano do final do século XIX e nem tem tiroteio, então, pode ser considerado como uma comédia romântica. Olha que legal. Uma comédia romântica de John Ford. Bom, hein? Na história, Wayne é um rapaz que veio dos EUA para a Irlanda para se estabelecer no lugar onde saiu quando criança. Assim que chega lá, logo se apaixona pela bela Maureen O´Hara, mas o problema é que, como ele pegou a propriedade que o irmão da moça tanto queria, os dois se tornam inimigos, complicando, assim, um possível casamento. Há também um trauma no passado do personagem de Wayne que o impede de lutar. Do meio pro final o filme cresce bastante e é até possível dar boas gargalhadas no final. DEPOIS DO VENDAVAL é dessas obras que deixam a gente com um sorriso de orelha a orelha. O filme deu o Oscar de melhor direção para Ford. Pena que o DVD traz o filme em fullscreen e sem nenhum extra. Enquanto isso, nos EUA saiu pela Artisan uma edição especial de colecionador cheinha de extras bacanas, incluindo o comentário em áudio da própria Maureen O´Hara.

MISTER ROBERTS

Esse é outro Ford atípico. É um filme quase teatral que se passa praticamente todo dentro de um navio nas águas do Pacífico, durante o final da 2ª Guerra Mundial. Isso porque o filme é uma versão para o cinema de um sucesso de Henry Fonda na Broadway. Ator constante nos filmes de Ford, Fonda é o personagem título do filme e parece que ele se desentendeu com o diretor e Ford abandonou o filme antes de finalizá-lo. A outros diretores (Mervyn LeRoy e Joshua Logan) coube a finalização, deixando o filme um pouco irregular. A trama de MISTER ROBERTS (1955) se concentra na rixa entre os dois oficiais do navio, Fonda e James Cagney e na simpatia que Fonda exerce sobre os marinheiros. Entre os outros nomes célebres no elenco estão o jovem Jack Lemmon e o veterano William Powell. A coisa só fica incômoda quando se passa mais de uma hora de filme e nada acontece. Nada de batalhas ou lutas contra os japoneses ou coisa assim. Quando a gente descobre que a ação do filme é só aquilo mesmo, o negócio é relaxar e torcer a favor de Fonda e contra Cagney.

Nenhum comentário: