quinta-feira, fevereiro 05, 2004

TRÊS CLÁSSICOS DO HORROR



Eu tenho um fraco por filme de horror. Geralmente quando vou a uma locadora acabo dando uma olhadinha mais cuidadosa nessa prateleira. Dessa última vez que visitei a locadora, peguei esses três clássicos do gênero.

O VAMPIRO DA NOITE (Horror of Dracula / Dracula)

Esse é o segundo filme que a Hammer fez “homenageando” os monstros clássicos dos filmes da Universal da década de 30. O mesmo time que fez A MALDIÇÃO DE FRANKENSTEIN (1957), entrega pra gente essa belíssima versão do conde vampiro de Bram Stoker. Eu diria que é a melhor das versões para cinema da história de Drácula. O VAMPIRO DA NOITE (1958) é dirigido pelo mais respeitado cineasta da companhia inglesa, Terence Fisher. No elenco, Christopher Lee como Drácula, Peter Cushing como Van Helsing e Michael Gough, como Arthur Holmwood. A fotografia em technicolor é lindona, assim como a direção de arte está caprichadíssima, mas sem descambar para exageros como a versão do Coppola. A única desvantagem é que a história já é bem conhecida, mas, mesmo assim, ainda é possível ter boas surpresas. Além do mais, não existe Drácula melhor do que o do Christopher Lee.

SEXTA-FEIRA 13 (Friday the 13th)

Suspeitava que não tinha visto esse filme. E realmente, se vi quando criança, não me lembro. SEXTA-FEIRA 13 (1980) é o filme que deu início à série de terror que mais teve continuações no cinema (dez até agora). Lá pelo final, o filme lembra PSICOSE em alguns aspectos, inclusive na trilha sonora. Não é lá uma obra-prima, mas é um dos melhores da série, junto com a deliciosa Parte VI. Para quem quer ver o Jason, aqui vai se decepcionar, que nem é ele quem mata a garotada não. O filme tem o Kevin Bacon em início de carreira. O documentário com o making of é até mais divertido que o filme, com a equipe rindo ao falar das péssimas atuações do elenco e do roteiro primário, feito descaradamente para ganhar dinheiro no rastro do sucesso de HALLOWEEN (1978). Pena que o DVD travou com dez minutos de documentário e eu nem sei qual a real duração desse extra.

A COMPANHIA DOS LOBOS (The Company of Wolves)

Segundo filme dirigido por Neil Jordan, A COMPANHIA DOS LOBOS (1984) é uma versão moderna da estória de Chapeuzinho Vermelho. O filme tem toda uma atmosfera de pesadelo, auxiliada pela direção de arte que deixa o ambiente com clima de fábula infantil. Os efeitos especiais estão um pouco ultrapassados, não superando nem de longe os revolucionários efeitos de maquiagem de Rick Baker em O LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES (1981). Por isso, as cenas de transformação em lobisomem não são tão boas para os atuais padrões. Sarah Patterson, a garotinha protagonista, parece uma versão adolescente de Jacqueline Bisset, de tão bela que é. Hoje em dia, não se sabe do paradeiro da menina. Curiosamente, depois que fez esse filme, ela fez mais dois: um sobre a Branca de Neve e outro sobre a Cinderella. (Que coisa, hein?). Como não poderia deixar de ser, o ator fetiche dos filmes de Jordan, Stephen Rea, está presente no elenco.

Nenhum comentário: