terça-feira, fevereiro 10, 2004

ANTHONY MANN, POLANSKI E VON TRIER



Comento a seguir três filmes de três cineastas consagrados. Vamos começar pelo melhor filme da trinca.

E O SANGUE SEMEOU A TERRA (Bend of the River)

Obra-prima de Anthony Mann, esse western de 1952 já está entre os meus favoritos desse tão nobre gênero. Esse é o melhor filme que eu vi esse ano, contando filmes vistos no cinema e na telinha. Na trama, James Stewart é um homem encarregado de guiar um grupo de pessoas à procura de um lugar para se estabelecer. Stewart tem um passado de fora-da-lei, mas anda querendo mudar de vida. O rumo das coisas muda quando, no meio do caminho, Stewart salva Arthur Kennedy de ser enforcado. Os dois ficam relativamente amigos, ganham respeito mútuo por serem ambos famosos pela bandidismo. No elenco, ainda vemos Rock Hudson num papel meio apagado.

Uma das coisas agradáveis de ver filmes como esse, além do primor na narrativa, é poder testemunhar o surgimento de uma sociedade. Assim, podemos ver que aqueles que nos precederam sofreram muito para que hoje a gente possa ter esse conforto. O filme é o segundo western que o diretor fez com James Stewart. O primeiro foi WINCHESTER 73, que eu infelizmente ainda não vi. Ver um filme desses deixa a gente com vontade de pegar um monte de westerns de Mann, Ford, Wellman e Sturges para se esbaldar. Gravado da BAND.

A DANÇA DOS VAMPIROS (The Fearless Vampire Killers)

Depois da expectativa de mais dez anos, finalmente pude ver A DANÇA DOS VAMPIROS (1967), hoje um clássico de Roman Polanski. O filme é uma comédia de humor negro sobre dois caçadores de vampiros desastrados (um deles é o próprio Polanski) que vão “prestar serviços” num vilarejo ameaçado pelos dentuços. O destaque do filme, além da direção com poucos diálogos e imagens exuberantes, é a presença da lindíssima Sharon Tate, a esposa de Polanski que foi assassinada pelo bando de Charles Mason. Aliás, essa história, junto com toda a biografia do Polanski daria filmes quase tão grandes quanto os melhores da filmografia do homem. No DVD tem, de extras, centenas de fotos do filme, dos bastidores e principalmente de Sharon. Inclusive, há uma foto dela grávida (e linda) pouco tempo antes do massacre. Apesar de ser muito bom, A DANÇA DOS VAMPIROS não é nem um dos meus preferidos da filmografia do diretor.

EUROPA (Europa / Zentropa)

Enquanto DOGVILLE não chega aqui em Fortaleza, resolvi conferir em VHS esse filme de 1991 de Lars Von Trier. A ironia da coisa é que com tanta gente chamando o homem de manipulador, EUROPA já começa com uma narração em 2ª pessoa de Max Von Sidow, hipnotizando o protagonista do filme. Dessa forma, tanto o espectador quanto o personagem principal são jogados numa trama doida como se tivessem saltado de um pára-quedas. A estranheza aumenta com a trama, que se passa na Alemanha pouco depois do término da 2a Guerra Mundial. Há um grupo de nazistas autodenominado “lobisomens” que tem como objetivo matar os alemães que estão fazendo o jogo dos americanos. O filme tem uma atmosfera bem estranha e uma fotografia em preto e branco mas com partes em cores (às vezes no mesmo fotograma). O filme não fez a minha cabeça, fiquei confuso, mas de uma coisa é certa: esse Von Trier pode ser um filho da puta, mas que é sempre original, isso ele é.

Nenhum comentário: