segunda-feira, fevereiro 18, 2013

MEU NAMORADO É UM ZUMBI (Warm Bodies)



Essa moda de fazer filmes que trazem romances de pessoas normais com criaturas sobrenaturais que começou com A SAGA CREPÚSCULO já está incomodando. Falo por mim, claro, mas sei que muitas pessoas dividem comigo essa insatisfação. E olha que MEU NAMORADO É UM ZUMBI (2013) até tem um diretor decente no comando, Jonathan Levine, que dirigiu a bonita dramédia 50% (2011) e faz o possível para compor um bom trabalho. Mas o problema é que, uma vez que não se compra a premissa do filme, fica difícil ir adiante e se divertir.

Quem compra, ótimo: vai ter mais de uma hora e meia de um misto de filme romântico gótico com comédia apocalíptica. Como zumbis estão na moda, nada como dar mais uma mexidinha. Por que não colocar em cena um zumbi que se apaixona e começa a ganhar de volta a vida? E por que não transformar essa história em mais uma paródia de Romeu e Julieta para as novas plateias?

Um ponto positivo do filme é a possibilidade de acompanhar uma narrativa do ponto de vista de um zumbi, com direito a narração em voice-over e tudo. O tal zumbi (vivido por Nicholas Hoult, o Fera de X-MEN – PRIMEIRA CLASSE) não lembra do próprio nome; só sabe que começa com "R". Tem até outro amigo, com quem troca olhares e grunhidos. Há, nesse cenário apocalíptico, outro tipo de zumbis: os esqueletos, versões ainda mais perversas e famintas que os zumbis que ainda têm carne sobre os ossos.

E é nesse cenário que surge a personagem de Julie (Teresa Palmer, de EU SOU O NÚMERO QUATRO), a responsável por fazer o coração de R bater. E, aos poucos, o que eram apenas algumas palavras acabam se tornando frases na boca desse zumbi que a salva da morte. Não sem antes comer o cérebro de seu namorado, o que faz com que ele ganhe as memórias do rapaz. Não dá para dizer que esses escritores não têm imaginação. Agora, até que ponto essa é uma boa ideia?

Para não dizer que estou sendo ranzinza, enumeremos mais pontos positivos do filme: os créditos iniciais são bonitos, emulando romances femininos; o ator que vive o zumbi do bem, Nicholas Hoult, como já fez um sujeito desajeitado antes, o Fera, então, acabou servindo para compor o personagem; Teresa Palmer é uma bela e carismática jovem que pode ainda ter futuro – está no elenco de um dos próximos filmes de Terrence Malick, KNIGHT OF CUPS.

Quanto a MEU NAMORADO É UM ZUMBI, é mais uma diversão dirigida principalmente ao público adolescente. E não há nada de errado com isso. Mas seria interessante que filmes que se dirigem a esse público também sejam tão bons a ponto de conquistar públicos maiores, como foi o caso de JOGOS VORAZES. Não por acaso, ambos os filmes são adaptações de livros juvenis. Se servem para incentivar a leitura neste país, esses livros e suas adaptações até que são bem-vindos.

Nenhum comentário: