quinta-feira, fevereiro 21, 2013

COMPLIANCE



Quem quiser ter o seu dia estragado com um filme é só ver COMPLIANCE (2012), de Craig Zobel. E não estou me referindo à qualidade do trabalho, mas ao que ele pode provocar em nossos nervos: sentimentos de raiva, indignação, impotência. É o caso também de filme em que é preferível não dizer muita coisa, sob pena de entregar algumas surpresas, que, mesmo não sendo agradáveis, fazem parte do jogo.

A história se passa num restaurante fast food típico dos Estados Unidos, bem parecido com o McDonald’s e o Burger King. A gerente do restaurante recebe uma ligação informando que uma das garotas que trabalha como caixa roubou uma cliente. Sem saber direito o que fazer, ela faz o que o homem do outro lado, que afirma ser policial, lhe pede: que segure a garota e a reviste, enquanto ele, que está ocupado em outro local, chega. Mas as coisas não ficam só por aí e o filme vai num crescendo de tensão e perturbação impressionantes. O mais absurdo é que a história é baseada em vários casos ocorridos nos Estados Unidos.

Um dos produtores executivos de COMPLIANCE é David Gordon Green e o seu elenco de desconhecidos reserva ótimas atuações, especialmente da atriz que faz Sandra, a gerente (Ann Dowd), que gera no espectador múltiplos e contraditórios sentimentos. A atriz que faz a garota acusada do crime, Dreama Walker, também faz um ótimo trabalho, além de ter uma beleza e um carisma que podem trazê-la para o cinema mainstream.

Quem já viu o documentário DEAR ZACHARY - UM CASO CHOCANTE vai achar COMPLIANCE até um tanto leve, mas "leve" é um adjetivo que eu jamais usaria para o filme de Zobel.

Nenhum comentário: