sexta-feira, fevereiro 08, 2013

INATIVIDADE PARANORMAL (A Hauted House)



Vendo esta tosquice chamada INATIVIDADE PARANORMAL (2013) fico pensando se o fato de eu ter gostado de TODO MUNDO EM PÂNICO (2000) e até de suas continuações e de outros trabalhos dos irmãos Wayans era porque eu era menos ranzinza ou porque as coisas realmente pioraram muito de lá pra cá. Afinal, os Wayans, ou no caso, apenas Marlon Wayans, que aparece como ator e roteirista neste novo filme, não deixou de lado a comédia grosseira, o humor escatológico que ri com flatulências e coisas do tipo.

Talvez o humor daquela época, tanto no que se refere a parodiar os filmes de terror contemporâneos quanto a fazer as piadas mais grosseiras possíveis, tenha deixado de ser divertido. Ou então é porque eles perderam a mão mesmo para a coisa, já que os outros irmãos, os Farrelly, ainda continuam bem, apesar do fiasco que dizem ser OS TRÊS PATETAS.

O fato é que uma comédia sem graça como esta chega a incomodar a ponto de ser constrangedora. No caso, não é constrangedora por causa do tipo de humor, mas porque se está diante de um filme que é feito supostamente para causar gargalhadas. Um ou outro sorriso amarelo ainda é possível, uma risada aqui e ali, mas não é essa a intenção do filme.

Em INATIVIDADE PARANORMAL, o principal alvo é, claro, a franquia ATIVIDADE PARANORMAL, mas há também espaço para eles brincarem com os filmes FILHA DO MAL e O ÚLTIMO EXORCISMO, que são deixados para serem enxertados lá pelo final, funcionando como esquetes mal montadas.

A trama é basicamente a mesma de ATIVIDADE PARANORMAL: casal se muda para casa nova e tem sua rotina de vida atormentada por um espírito demoníaco. Mas interessante que, como se trata de uma comédia, o diretor toma um cuidado para não dar nenhum susto na plateia. Como se tivesse medo de misturar gêneros. Assim, na cena da câmera montada na base de um ventilador, que é uma das grandes sacadas de ATIVIDADE PARANORMAL 3, eles fazem uma piada com a empregada latina da casa.

Quanto ao tal espírito, ele é tão invasivo que faz questão de possuir os corpos dos dois habitantes da casa, no sentido mais carnal mesmo. E se a mulher fica satisfeita com a noitada boa com o demônio, o sujeito já não gosta muito de ter sido tão invadido. Sem falar que precisou sentar numa almofada no dia seguinte.

Marlon Wayans até que não é mau comediante. Seu humor histriônico funciona às vezes e já funcionou até que bem no passado. Mas este novo filme é tosco, sem graça, com coadjuvantes muito bestas, como o médium gay ou o casal de amigos que querem brincar de troca de casal. O resultado é um dos mais desagradáveis filmes do ano no cinema. Espero que nossas comédias para o cinema previstas para este ano não consigam ser tão ruins.

Nenhum comentário: