sábado, junho 23, 2012

SOMBRAS DA NOITE (Dark Shadows)



Impressionante como um cineasta tão cultuado como Tim Burton chegou a um momento de sua carreira que se tornou irritante, de tão repetitivo e sem graça. Reciclando cada vez mais projetos dos outros e projetos dele mesmo, como o curta FRANKENWEENIE (1984), que ele agora está transformando em longa, o cineasta ainda tem a sua legião de fãs, mas o que eu mais vejo em seus filmes é uma obra toda baseada em direção de arte e na figura cada vez mais manjada e no piloto automático de Johnny Depp.

No caso de SOMBRAS DA NOITE (2012), pelo menos há um elenco mais agradável aos olhos, com a presença de Michelle Pfeiffer, Eva Green e Chloë Grace Moretz, que compensa um pouco a repetição de ver sempre Depp e a esposa Helena Bonham Carter, que também comparece neste novo filme. Há também coadjuvantes de luxo, como Alice Cooper, no papel dele mesmo, e uma ponta de Christopher Lee.

O filme é baseado numa série de televisão de Dan Curtis que durou de 1966 a 1971. Por isso, Burton resolveu ambientar seu filme no ano de 1972, como se estivesse dando continuidade à série. Na trama, que se inicia no século XVIII, uma bruxa (Eva Green) é apaixonada por um rapaz chamado Barnabas (Depp), que não corresponde ao seu sentimento. Depois de levar um fora, ela mata os pais do sujeito, mata a namorada e ainda o transforma num vampiro, enterrando-o num caixão, que só seria aberto quase dois séculos depois, quando um grupo de operários encontrou o estranho objeto e foi morto pelo sedento vampiro.

De volta ao lar e sem saber em que ano está, o vampiro cavalheiro e cheio de fleuma volta à sua antiga casa, hoje decadente e habitada por uma pequena família. Michelle Pfeiffer como a matriarca, a princípio é a única que sabe que Barnabas é um vampiro. Depois, com a entrada em cena de novo da bruxa, o filme poderia ficar melhor, mas em vez disso, vai ficando cada vez mais vazio. E assim é o cinema de Tim Burton. Cada vez mais intragável para muitos e ainda motivo de celebração para outros tantos.

P.S.: Mudando de assunto e falando de diretor de respeito, no blog do Diário do Nordeste, tem notícia sobre o controverso projeto de Paul Verhoeven sobre a vida de Jesus. Confira AQUI.