quinta-feira, junho 12, 2008

MELHORES FILMES DOS ANOS 2000 (ATÉ 2007)



1. CIDADE DOS SONHOS, de David Lynch
2. ANTES DO PÔR-DO-SOL, de Richard Linklater
3. A VILA, de M. Night Shyamalan
4. KILL BILL VOL. 1, de Quentin Tarantino
5. KILL BILL VOL. 2, de Quentin Tarantino



6. FALE COM ELA, de Pedro Almodóvar
7. COISAS SECRETAS, de Jean-Claude Brisseau
8. A ESPIÃ, de Paul Verhoeven
9. ELEFANTE, de Gus Van Sant
10. ESPIONAGEM NA REDE, de Olivier Assayas



11. 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS, de Cristian Mungiu
12. CÃO SEM DONO, de Beto Brant e Renato Ciasca
13. A PAIXÃO DE CRISTO, de Mel Gibson
14. TERROR EM SILENT HILL, de Christopher Ganz
15. O LABIRINTO DO FAUNO, de Guillermo Del Toro



16. O CLÃ DAS ADAGAS VOADORAS, de Zhang Yimou
17. MIAMI VICE, de Michael Mann
18. O HOSPEDEIRO, de Bong Joon-ho
19. LÚCIA E O SEXO, de Julio Medem
20. A SÉTIMA VÍTIMA, de Jaume Balagueró

Nunca pensei que fosse tão difícil elaborar uma lista dos vinte filmes favoritos entre os anos 2000 e 2007. Pois foi essa a proposta que a Liga dos Blogues Cinematográficos fez dessa vez. Apesar de não ter completado uma década inteira ainda, achei interessante essa idéia para ver com antecedência quais são atualmente os filmes mais amados e que possivelmente se tornarão cânones. Achei interessante antecipar essa lista, ver o resultado final, que será a média de uma turma de bom gosto, ainda que nem sempre tenha os mesmos gostos ou o mesmo background.

O que mais doeu foi ver que à medida que eu ia escolhendo os filmes mais queridos, ia percebendo que não cabiam, no pequeno número de 20, trabalhos maravilhosos de cineastas queridos como Eric Rohmer, Martin Scorsese, Steven Spielberg, Carlos Reichenbach, Walter Hugo Khouri, Claude Chabrol, Woody Allen e Jacques Rivette. Os filmes que ficaram de fora são provavelmente tão queridos quanto os vinte selecionados acima, por isso a "dor" que eu tive daria para comparar com a "escolha de Sofia", aquele filme com a Merryl Streep, em que ela tem que escolher um dos filhos, durante o Holocausto.

Mas falemos um pouco dos vinte. O primeiro lugar era a única certeza que eu tinha. CIDADE DOS SONHOS (2001) foi uma experiência insuperável na minha vida de cinéfilo e até hoje tenho dificuldade de verbalizar o que aconteceu dentro daquela sala escura, naquela noite inesquecível de 08 de junho de 2002. Se CIDADE DOS SONHOS me pegou pelo aspecto metafísico, sensorial ou até irracional, ANTES DO PÔR-DO-SOL (2004) representa o meu lado mais romântico, embora seja um trabalho mais realista do que romântico. Trata-se da continuação de um dos filmes mais marcantes e queridos da década de 90, ANTES DO AMANHECER. E o reencontro dos amantes, nove anos depois da vez em que eles se conheceram é uma espécie de outro lado da moeda. O realismo no lugar do romantismo, o dia no lugar da noite, a triste realidade no lugar das aspirações e sonhos juvenis. Talvez seja o grande filme sobre o desencanto dos últimos anos.

A VILA (2004) entraria na lista até se fosse "apenas" um filme de horror, mas além de tudo, Shyamalan fez uma espécie de fábula sobre os Estados Unidos da era Bush e uma bela estória de amor. O ambicioso projeto KILL BILL (2003/2004), um grande filme dividido em dois volumes com tons e ritmos distintos mas com igual valor, é a obra-prima de Quentin Tarantino, o momento em que ele atingiu o seu ápice como diretor, além de ser a maior das homenagens a filmes populares (filmes de kung fu dos Shaw Brothers, western spaghetti, horror gore, exploitation, filmes de samurai) que se tem notícia. Tarantino louva os homenageados e é louvado pelos fãs como o grande mestre do cinema pop da nossa era.

Aliás, não foi apenas Tarantino que atingiu o seu máximo. Vários outros cineastas de renome chegaram ao pico de suas carreiras nesse período: Almodóvar, com FALE COM ELA (2002); Gus Van Sant, com ELEFANTE (2003); Beto Brant, com CÃO SEM DONO (2007); Mel Gibson com A PAIXÃO DE CRISTO (2004); Michael Mann, com MIAMI VICE (2006); Zhang Yimou, com O CLÃ DAS ADAGAS VOADORAS (2004); Guillermo Del Toro, com O LABIRINTO DO FAUNO (2006). E falando em filme fantástico, o que é O HOSPEDEIRO (2006), hein? De deixar muita gente com queixo caído e comprovando o grande momento do cinema sul-coreano atual.

O cinema europeu está muito bem representado por obras de apelo erótico forte, como COISAS SECRETAS (2002) e LÚCIA E O SEXO (2001). O retorno de Paul Verhoeven à Holanda foi igualmente louvado com o maravilhoso A ESPIÃ (2006). De um país de pouca tradição cinematográfica como a Romênia também surgiu um trabalho de alta tensão como 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS (2007), de Cristian Mungiu. Olivier Assayas, com seu cinema globalizado, flerta com o fetiche, o submundo do sexo e a tecnologia com ESPIONAGEM NA REDE (2002).

Entre os trabalhos mais controversos e nem sempre elogiados pela crítica e pelo público, resolvi colocar na lista dois filmes que eu considero excepcionais, mas que pouca gente dá o devido valor. São dois filmes de horror: TERROR EM SILENT HILL (2006) e A SÉTIMA VÍTIMA (2002), ambos dirigidos por cineastas europeus, ainda que falados em inglês e protagonizados por um elenco americano. Resolvi colocar esses filmes na lista não apenas por amá-los, mais também por achar que eles devem ser valorizados e destacados nesse tipo de lista. Além do mais, como diria Truffaut, um pouco de polêmica não faz mal a ninguém.

Os filmes que quase entraram, em ordem alfabética, completando o número de 50 títulos:

A CASA DO LAGO, de Alejandro Agresti
A DAMA DE HONRA, de Claude Chabrol
A HISTÓRIA DE MARIE E JULIEN, de Jacques Rivette
A INGLESA E O DUQUE, de Eric Rohmer
A ÚLTIMA NOITE, de Spike Lee
AMOR EM JOGO, de Peter & Bobby Farrelly
AS FERAS, de Walter Hugo Khouri
CARANDIRU, de Hector Babenco
CLOSER - PERTO DEMAIS, de Mike Nichols
DEPOIS DO CASAMENTO, de Susanne Bier
ELEIÇÃO 2: A TRÍADE, de Johnny To
FALSA LOURA, de Carlos Reichenbach
GOTAS D'ÁGUA EM PEDRAS ESCALDANTES, de François Ozon
GUERRA DOS MUNDOS, de Steven Spielberg
MENINA DE OURO, de Clint Eastwood
MUNIQUE, de Steven Spielberg
O AVIADOR, de Martin Scorsese
O CÉU DE SUELY, de Karin Aïnouz
O INVASOR, de Beto Brant
O SOBREVIVENTE, de Werner Herzog
O ÚLTIMO BEIJO, de Gabriele Muccino
ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ, de Joel & Ethan Coen
ORGULHO E PRECONCEITO, de Joe Wright
OS DONOS DA NOITE, de James Gray
OS EXCÊNTRICOS TENEBAUMS, de Wes Anderson
OS OUTROS, de Alejandro Amenábar
PACTO DE JUSTIÇA, de Kevin Costner
PONTO FINAL - MATCH POINT, de Woody Allen
PRO DIA NASCER FELIZ, de João Jardim
SANGUE NEGRO, de Paul Thomas Anderson

Nenhum comentário: