sábado, junho 28, 2008

SEINFELD - 6ª TEMPORADA (Seinfeld - Season 6)




A falta de tempo e a prioridade que eu dei a outras séries acabou por tornar a apreciação dessa sexta temporada de SEINFELD (1994/1995) praticamente interrompida e a finalização bem mais demorada que as anteriores. O fato de os episódios não serem, em média, tão bons quanto os das temporadas anteriores também contribuiu um pouco para isso. A série já sinalizava um certo cansaço, principalmente da parte de Larry David, que roteirizou bem menos episódios nessa temporada. Ainda assim, a sexta temporada reservou alguns clássicos, como os episódios "The Jimmy", sobre um rapaz que sempre se referia a si mesmo na terceira pessoa; "The Secretary", "The Big Salad" e "The Switch". Lembrando que esses não são necessariamente os meus favoritos da temporada.

Um dos atrativos desse box é o especial de uma hora mostrando cenas hilariantes dos primeiros 99 episódios da série. Não tem como não gargalhar de alegria e de cumplicidade e de sentir um carinho especial pelos personagens e pelos demais envolvidos na série. Quanto aos episódios em si, houve uma ausência sentida de Larry David - que roteirizou apenas 5 episódios dos 23 da temporada -, mas ele esteve presente duas vezes em pontas. Uma delas, inclusive, bastante marcante, no papel de um misterioso homem de capa que é visto conversando com o pai de George. E por falar no personagem de Jerry Stiller (que até o ano passado eu não sabia que era pai do Ben Stiller), impressionante o quanto ele é engraçado. Jerry Seinfeld sempre comenta nas entrevistas do quanto ele não tem noção de quão engraçado ele é. O último episódio da temporada ("The Understudy"), inclusive, tem uma participação engraçadíssima dele, quando Elaine fica sabendo que ele é fluente em coreano por ter trabalhado como comerciante pelo oriente na juventude e, como ela suspeita que as suas manicures coreanas estão falando mal dela, aproveitando-se que ela não entende a língua, ela pede ao sr. Constanza que sirva de espião e lhe diga o que as manicures estão dizendo.

No mais, na sexta temporada descobrimos o primeiro nome de Kramer (Cosmo), o chefe de Elaine inventa a moda de comer barras de chocolate com garfo e faca, George é flagrado pegando comida do lixo e compra um carro que já pertenceu a Jon Voight, Elaine fica apaixonada por um rapaz gay, George fica indignado quando descobre que o colega de quarto de uma de suas namoradas é um homem, Jerry se submete a um detector de mentiras, Kramer inventa um sutiã masculino e mais um monte de coisas de uma série que tem a fama de ser sobre nada. :)

O meu top 5 da temporada:

1. "The Couch". A parte mais engraçada desse episódio, que envolve também Elaine interessada no cara que entrega o novo sofá de Jerry é George entrando num clube de leitura de livros. Como ele não consegue ler o livro, tenta alugar o filme adaptado do romance para enganar no debate sobre o livro e não consegue na locadora. Ele consegue o endereço da pessoa que alugou o vídeo e tem a cara de pau de ir até lá assistir o filme com a família de estranhos.

2. "The Switch". Esse é o episódio em que descobrimos o primeiro nome de Kramer, mas o melhor está na tentativa de Jerry de fazer "a troca". Isto é, ele descobre que a colega de quarto de sua namorada é muito mais simpática (ela ri de suas piadas, enquanto a outra está sempre séria) e bonita que a namorada e quer fazer uma troca. Seguindo um "plano perfeito" de George, ele arrisca pedir à namorada que os três façam um ménage à trois, a fim de que a namorada fique indignada com a proposta e desista dele para que ele fique com a outra.

3. "The Doorman". Jerry vai pegar Elaine no escritório do sr. Pitt, mas tem de encarar um porteiro que fica enchendo o saco, dizendo que Jerry o considera inferior por ser um porteiro e tal. O porteiro acaba por colocar Jerry numa encrenca.

4. "The Big Salad". Eis um clássico. Duas situações importantes acontecem: Jerry descobre que sua namorada atual já foi namorada de Newman e que foi Newman quem terminou a relação. Mas o que gera a tensão é o fato de Elaine e George entrarem em atrito por causa de uma salada que Elaine pediu.

5. "The Fusilli Jerry". Kramer faz um boneco de Jerry feito com pasta de macarrão, Kramer consegue sua licença para dirigir de volta, mas pega uma placa de carro por engano com o nome "Assman", Jerry fica puto quando descobre que o atual namorado de Elaine está utilizando suas técnicas de agradar uma mulher sexualmente na cama, que ele considera como sendo de sua autoria e, pra completar, acontece um pequeno incidente com o pai de George, fato que gera boas risadas até nos extras e nas cenas deletadas.

Nenhum comentário: