quarta-feira, fevereiro 07, 2007

COMANDO FINAL (Saat Po Long / S.P.L. / Sha Po Lang / Kill Zone)



Esse negócio de ser um cinéfilo sem intenções de ser um especialista, isto é, de não escolher determinado gênero para estudar e se aprofundar, acaba me tornando um pouco alheio a determinados gêneros. Por exemplo, conheço poucos filmes orientais de ação, mas os títulos mais badalados e elogiados, eu tento conhecer. Johnnie To, por exemplo, hoje é um cineasta do meu interesse e que eu pretendo ir atrás de seus filmes. COMANDO FINAL (2005), de Wilson Yip (ou Yip Wai Shun, como tem na capa do DVD), eu acabei alugando depois de um empurrãozinho involuntário do Osvaldo Neto, que escreveu sobre o filme em seu blog. Ele, por sua vez, já pegou o filme depois de ler elogios nos blogs de outros colegas. E assim vai se criando esse saudável boca-a-boca virtual. Mas a verdade é que COMANDO FINAL já chegou no Brasil com certa badalação no circuito internacional. Quando eu aluguei, eu temia não gostar muito. Temia que o filme fosse um pouco complicado (é comum eu confundir os personagens de filmes orientais) e que não fosse ficar suficientemente empolgado, já que não é raro acontecer de filmes de ação que muita gente curte me darem sono. Definitivamente não foi o caso de COMANDO FINAL. Aliás, eu diria que se todo filme de ação fosse como esse, eu já teria me tornado um fã ardoroso do gênero há muito tempo. O filme de Wilson Yip nos deixa com os olhos constantemente grudados na tela e ainda mexe com a nossa corrente sangüínea e com nossos batimentos cardíacos. Um negócio impressionante.

Na trama, Simon Yan (de ELEIÇÃO, de Johnnie To) é Ma, um inspetor de polícia prestes a se aposentar por conta de um tumor no cérebro. Sua intenção é sair da polícia tendo colocando atrás das grades Wong Po, o chefão da máfia interpretado por Sammo Hung Kam-Bo (de THE LEGEND OF ZU, de Tsui Hark). Por causa de suas muitas conexões, Wong Po sempre acaba escapando da cadeia com certa facilidade. O inspetor terá que usar de força para prender o mafioso, nem que precise usar de meios ilegais para isso. Donnie Yen (de SETE ESPADAS, do Tsui Hark) é o encarregado de substituir o inspetor Ma e que pode ser um empecilho para o inspetor, em sua tão sonhada tarefa de prender Wong Po.

Enquanto assistia ao filme e ia me afeiçoando aos personagens, lembrei de KILL BILL e do quanto eu gostava de todos aqueles personagens assassinos e de como eu lamentava que Tarantino os matava sem piedade. Acontece o mesmo em COMANDO FINAL. Eu gostei muito da turma chefiada pelo inspetor Ma e queria vê-los novamente numa possível continuação. E os vilões também têm o seu charme. Tanto o próprio Wong Po, que se revela um excelente marido e um pai amoroso, quanto o matador impiedoso interpretado por Wu Jing. O filme é narrado em tons pessimistas, clima de policial noir misturado com filmes de pancadaria da década de 80 e uma sofisticação visual impressionante. Está, com certeza, no meu top 5 de melhores filmes orientais de ação de todos os tempos. COMANDO FINAL é o tipo de filme que conquista fãs e uma prova de que o cinema de ação made in Hong Kong continua muito vivo.

P.S.: Os votos para a primeira fase do Alfred já foram computados e o resultado pode ser visto no blog da Liga. É impressionante como esse pessoal está cada dia melhor. Pena eu ter trabalhado feito um condenado hoje e não ter podido acompanhar os indicados "ao vivo".

P.P.S.: Só pra lembrar que hoje é dia do retorno de LOST nos EUA.

Nenhum comentário: