terça-feira, fevereiro 06, 2007

MASTERS OF HORROR: THE WASHINGTONIANS



O nome de Peter Medak não é dos mais conhecidos da casa. Pra falar a verdade, eu sequer vi algum filme desse diretor. Afinal, quem é esse diretor? Olhando sua filmografia no IMDB deu pra ver que ele é um cineasta veterano, tendo começado na televisão já nos anos 60. Seu primeiro filme para o cinema foi NEGATIVO (1968), um bizarro drama sobre um casal que gosta de se fantasiar - alguém viu esse filme?. Olhando muito rapidamente sua filmografia, vi que até o final dos anos 70 Medak não dirigiu nem um filme de horror. Isso só aconteceria no começo da década seguinte, com o elogiado A TROCA (1980). Mas talvez os trabalhos de Medak mais conhecidos das novas gerações sejam O SANGUE DE ROMEO (1993) e A EXPERIÊNCIA II - A MUTAÇÃO (1998). Inclusive, o fiasco desse filme estrelado pela "pela-donna" Natasha Henstridge foi tão grande que, de lá pra cá, Medak não dirigiu mais nenhum filme para cinema, apenas produções para tv, principalmente séries.

THE WASHINGTONIANS (2007), o filme/episódio que ele dirigiu para a MASTERS OF HORROR, se destaca como um dos melhores dessa fraca segunda temporada da série. O próprio enredo, baseado num conto de Bentley Little, já é bastante intrigante. Imagine que o Presidente George Washington fosse na verdade um canibal, um sujeito que gostava de comer carne humana. Pois é essa a premissa do filme. Na trama, Mike Franks viaja com sua esposa e sua filha de dez anos para uma casa que ele herdou de sua recém-falecida avó na Virginia. Dentro da casa há um assustador retrato pintado de George Washington. Sem querer, a menina derruba o retrato e Mike acaba descobrindo, por detrás da tela, uma carta reveladora onde se descobre que o famoso e honrado presidente era na verdade um canibal. A descoberta dessa carta acaba pondo em risco a vida da família de Mike, pois os washingtonianos não descansarão enquanto não pegarem de volta o documento que poderia modificar toda a História conhecida. A surpresa no final do filme não deixa de ser engraçada.

Como acontece com a maioria dos filmes de horror, a queda se dá no desenvolvimento, quando diretor e roteirista não conseguem manter a atmofera intrigante do início até o clímax final. No caso de THE WASHINGTONIANS, o filme começa a sair prejudicado depois da entrada em cena do historiador interpretado por Saul Rubinek. Não chega a comprometer tanto assim, mas com um pouco mais de criatividade o filme seria ótimo.

A segunda temporada de MASTERS OF HORROR terminou na última sexta-feira com o episódio DREAM CRUISE, de Norio Tsuruta, que ainda estou tratando de baixar.

P.S.: Resolvi publicar os meus votos para o Alfred desse ano. Quem quiser conferir, é só dar um pulinho aqui nesse link.

Nenhum comentário: