quarta-feira, fevereiro 14, 2007

MASTERS OF HORROR: DREAM CRUISE



Saí do trabalho hoje pra assistir O SAMURAI DO ENTARDECER, de Yôji Yamada. Normalmente essas sessões "de arte" acontecem às 19h30, de segunda a quinta-feira. Inclusive, é esse o horário que consta ao lado do cartaz do filme perto da bilheteria. Cheguei ao Iguatemi por volta das 18h40, depois de sair de um dia de trabalho hardcore. Quando comprei o ingresso, não reparei que o horário que constava era 19 horas. Assim, saí pra comer uma fatia de pizza, dar uma olhada nos DVDs nas Americanas e no Extra, enfim, passar o tempo enquanto o horário da sessão não começava. Mal sabia eu que a sessão já havia começado. Já achei estranho quando eu cheguei lá e o filme já tinha começado, eu meio sem entender o que estava acontecendo. Assim como o Woody Allen em ANNIE HALL, eu odeio entrar no cinema quando o filme já começou. Depois de uns cinco minutos de filme, me ocorreu a idéia de olhar para o horário do ingresso que estava na minha mão. 19 horas. Perguntei à Camila, que coincidentemente estava sentada ao meu lado, e ela falou que realmente a sessão havia começado às 19. Saí resolvido a reclamar com a administração do cinema. Achei uma sacanagem com o público. No cartaz e no site do Cinema de Arte é um horário, lá é outro. Isso é um puta desrespeito. Fiz cara de insatisfeito e enfezado pra moça da bilheteria e pedi e recebi o meu dinheiro de volta. Cinco reais não é nada, mas é o mínimo que eles podiam fazer. Gastei meu tempo, dinheiro com gasolina e com estacionamento. Ainda bem que não é um filme que faça tanta questão de assistir no cinema. Deixa pra quando sair em DVD. Ou, dando uma de escorpiano, pra nunca mais.

Saindo de um japonês e entrando em outro (com todo o respeito), falemos de DREAM CRUISE (2007), o último filme da segunda temporada de MASTERS OF HORROR. A direção é de Norio Tsuruta, diretor de RING 0 - O CHAMADO (2000) e O TERROR DA PREMONIÇÃO (2004). Na trama, jovem americano que guarda um terrível trauma de infância, quando seu irmão mais novo morreu afogado depois de ter virado um bote, é chamado para uma reunião de negócios com um executivo japonês. A situação é duplamente complicada: primeiro porque ele namora a esposa desse japonês; segundo porque ele tem pânico de água e a tal reunião iria acontecer no iate do sujeito. Apesar de não gostar nada da idéia, Jack, o americano, acabou cedendo e tendo que ir no barco com o japa corno e sua mulher. Em pleno alto-mar o iate pára. Aparentemente são algas que ficaram enganchadas na hélice do barco. Mas como quase todo filme de terror oriental contemporâneo tem que mostrar cabelos, já dá pra imaginar o que está enganchado nas hélices. Aliás, porque será essa obsessão, esse medo que os japoneses têm por cabelos, hein?

DREAM CRUISE pertence ao grupo dos títulos fracos dessa temporada que está acabando sem um terço da empolgação que foi a primeira. Pode até ser que haja uma terceira temporada mas estou bastante cético quanto a isso, já que, com tantos exemplares fracos, a tendência é os bons cineastas fugirem desse projeto. Novamente a antologia terminou com a exibição de um filme dirigido por um diretor japonês. Pena que Norio Tsuruta não chegue aos pés de Takashi Miike. E que o Larry Cohen não tenha participado dessa vez.

Pra fechar, o ranking dessa segunda temporada:

1. PRO-LIFE, de John Carpenter
2. THE BLACK CAT, de Stuart Gordon
3. FAMILY, de John Landis
4. PELTS, de Dario Argento
5. RIGHT TO DIE, de Rob Schmidt
6. THE SCREWFLY SOLUTION, de Joe Dante
7. THE WASHINGTONIANS, de Peter Medak
8. VALERIE ON THE STAIRS, de Mick Garris
9. SOUNDS LIKE, de Brad Anderson
10. THE DAMNED THING, de Tobe Hooper
11. DREAM CRUISE, de Norio Tsuruta
12. THE V WORD, de Ernest R. Dickerson
13. WE ALL SCREAM FOR ICE CREAM, de Tom Holland

P.S.: Baixei ontem de um link no blog do Renato o curta publicitário MISSION ZERO, dirigido por Kathryn Bigelow e estrelado por Uma Thurman. Vale a pena ver, principalmente se você é fã de KILL BILL ou de Uma. Não chega a ser um bom curta, mas vale a espiada. Aproveitei e também baixei de lá o excelente trailer de ACROSS THE UNIVERSE (de arrepiar!) e o ótimo e premiado álbum das Dixie Chicks. Confiram!

Nenhum comentário: