segunda-feira, fevereiro 13, 2006

MASTERS OF HORROR: PICK ME UP



Estou com um monte de filmes vistos e ainda não resenhados aqui no blog. Uma dúzia, pra ser exato. Portanto, material suficiente para duas semanas, tendo inclusive os filmes "do Oscar". Mas não posso deixar de lado a antologia MASTERS OF HORROR, que se aproxima da reta final e já deixa saudade. (Ainda bem que estão falando numa segunda temporada!) E quando eu pensava que os grandes filmes já haviam acabado, eis que vejo essa maravilha dirigida por Larry Cohen.

PICK ME UP (2006) é um puta filme, um dos melhores filmes de psicopata que eu já tive o prazer de assistir. Coisa de mestre mesmo. Larry Cohen é um dos diretores mais subestimados do cinema. Até pouco tempo, por mim também. Lembro de ter assistido NASCE UM MONSTRO (1974), o seu filme mais conhecido, e não ter gostado muito. Lembro também que uma das primeiras pessoas que eu vi elogiando o trabalho de Cohen foi o Carlos Reichenbach em suas colunas. Eu só comecei a prestar atenção na genialidade de Cohen recentemente, quando vi TÃO BOM QUANTO A MORTE (1995), estrelado pela ex-porn star Traci Lords. Bom, antes tarde do que nunca.

Quanto ao novo filme, a frase da capinha do DVD poderia conter: "se um psicopata já assusta, imagine dois!". Mas o que existe de tão genial em PICK ME UP? Não é nem pelo fato de ter cenas violentas e gore - na verdade, são poucas -, mas a maestria com que Cohen orquestra o seu balé sinistro lidando com uma série de personagens que vão morrendo aos poucos à medida que encontram dois psicopatas. Tudo começa com um ônibus que quebra no meio da estrada. Um grupo aceita a carona de um caminhoneiro (Michael Moriarty); o outro grupo, não confiando no caminhoneiro, prefere ficar esperando no ônibus, com o motorista. Fairuza Balk é a jovem que prefere procurar um motel e ir a pé, não confiando em ninguém.

PICK ME UP é a quinta colaboração de Michael Moriarty nos filmes de Cohen. Ele trabalhou com o diretor em Q (1982), A COISA (1985), A ILHA DO MONSTRO (1987) e O RETORNO A SALEM'S LOT (1987). Hoje ele é mais conhecido pelo seriado LAW & ORDER. Ele dá um show como o caminhoneiro psicopata, que dá carona para suas vítimas, eclipsando o outro psicopata, o caroneiro.

Curiosamente, lendo algumas resenhas na internet, PICK ME UP, assim como o maravilhoso filme de John Landis, DEER WOMAN, não foi muito bem recebido. Assim como DEER WOMAN, o filme de Cohen é recheado de humor negro. Há até referências aos filmes anteriores de Cohen, como na cena em que Moriarty chega a dizer que já viu bebês monstro, uma referência a A ILHA DO MONSTRO. Há uma citação também ao filme A MADRASTA (1987), mas essa eu não percebi, já que não vi esse filme.

PICK ME UP é, sem dúvida, um dos melhores e mais prazeirosos filmes da série. Pra quem não costuma baixar coisas da internet, a boa notícia é que a Paris Filmes pretende trazer para o Brasil os filmes da série em DVD, já com o título MESTRES DO TERROR. Os primeiros a chegar serão PESADELO MORTAL (Cigarette Burns), de John Carpenter, e DANÇA DOS MORTOS (Dance of the Dead), de Tobe Hooper. A previsão para chegada desses títulos é para o mês de abril.

Nenhum comentário: