segunda-feira, fevereiro 06, 2006

BOA NOITE E BOA SORTE (Good Night, and Good Luck.)



Acho que nessa semana houve um recorde de estréias em Fortaleza. Foram nove filmes estreando além de mais duas pré-estréias, fato que fez com que eu chegasse a ver cinco filmes no cinema num único fim de semana. Alguns desses são os indicados ao Oscar que costumam pipocar nos meses de fevereiro. E esse ano até que eles estão chegando mais cedo. Dos cinco indicados à categoria principal, fica faltando chegar apenas CAPOTE. CRASH já passou no ano passado, mas acredito que ele deva voltar a ser exibido nos cinemas. Não que eu faça questão de rever. Falemos de BOA NOITE E BOA SORTE (2005), segundo longa-metragem dirigido por George Clooney.

O filme é entretenimento reflexivo e crítico para adultos que tenham um mínimo de conhecimento sobre o que foi o macarthismo. De início, o filme me deixou um pouco desorientado e até um pouco impaciente, querendo que tudo acabasse logo, mas depois eu comecei a me interessar mais pelo tema e pelo drama dos personagens. As imagens documentadas de Joseph McCarthy e sua caça às bruxas combinaram muito bem com a belíssima fotografia em preto e branco de Robert Elswit, que desde já é um rival à altura para Janusz Kaminski (MUNIQUE). Clooney foi muito feliz ao fazer esse mix das imagens reais dos inquéritos aterrorizantes do senador McCarthy com a dramatização da rotina estressante dos jornalistas da CBS, que ousaram peitar e questionar os métodos do senador.

Quanto ao elenco, a grande revelação é David Strathairn, que interpreta Edward R. Murrow, o âncora do programa "See It Now". Murrow e os homens por trás do "See It Now" foram essenciais para a queda de McCarthy. Ele sempre terminava o programa com um cigarro na mão, e com os dizeres "Good night. And good luck.", deixando no ar um clima de pesar. Por falar em cigarro, impressionante como se fumava naquela época. Além de o apresentador dos programas aparecerem com um cigarro na mão, alguns ainda faziam propaganda de marcas de cigarro.

BOA NOITE E BOA SORTE é mais um filme a engrossar as fileiras dos opositores ao governo de George W. Bush. A semelhança existente entre as mentiras e o terror de Joseph McCarthy e Bush são evidentes e propositais.

Nenhum comentário: