segunda-feira, setembro 12, 2005

VÔO NOTURNO (Red Eye)



Depois do desastroso AMALDIÇOADOS (2005), Wes Craven retorna com um filme mais satisfatório. VÔO NOTURNO (2005) é um filme curtinho mas bem tenso e eficaz sobre moça que trabalha de atendente de um hotel - Rachel McAdams, que também está nas telas em PENETRAS BONS DE BICO - que é ameaçada por um terrorista - Cillian Murphy, mais conhecido pelo papel do perturbador vilão Espantalho de BATMAN BEGINS. Ele a chantageia com a ameaça de matar o seu pai, para que ela o ajude a assassinar um importante político que está hospedado em seu hotel.

A maior parte do filme se passa no interior do avião. O início, com Murphy abordando "acidentalmente" a gentil moça, até poderia ser confundido com uma comédia romântica, mas Craven não tem a menor sensibilidade para conduzir um filme desse tipo. Além do mais, Murphy tem o rosto muito estranho para ganhar nossa simpatia.

Em certo momento do filme, a lembrança do episódio piloto de LOST é inevitável. Há também alguma semelhança com PREMONIÇÃO, principalmente nos momentos em que a câmera passeia pela aeronave, mostrando os poucos coadjuvantes que irão, de alguma maneira, fazer parte da trama. Há quem reclame do último ato do filme, que lembra muito a série PÂNICO, com o assassino correndo com uma faca na mão e a heroína fugindo feito louca. Mas eu gostei asssim mesmo, especialmente por conta das cordas vocais do vilão.

Engraçado que hoje em dia não se fazem mais scream queens como antigamente. As mulheres de hoje são muito mais fortes, menos frágeis, como também se pode ver na nova versão de O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA, com a gostosíssima Jessica Biel, arrancando o braço do "cara-de-couro".

Meu top 5 Wes Craven:

1. A MALDIÇÃO DOS MORTOS-VIVOS
2. PÂNICO
3. QUADRILHA DE SÁDICOS
4. PÂNICO 2
5. O NOVO PESADELO - O RETORNO DE FREDDY KRUEGER

Nenhum comentário: