domingo, agosto 29, 2004

COLATERAL (Collateral)



Um filmaço esse trabalho de Michael Mann. Tom Cruise continua a sua carreira de prestígio ao trabalhar com grandes diretores e tem, em COLATERAL, uma de suas melhores performances.

COLATERAL conquista o respeito e a simpatia do público já nos momentos iniciais, quando mostra o taxista vivido por Jamie Foxx em sua rotina noturna. As imagens de Los Angeles cheia de luzes, as canções que tocam no carro, os enquadramentos de dentro do táxi numa belíssima utilização do scope, o clima romântico entre Foxx e Jada Pinket Smith, tudo isso já chega pra mostrar que não estamos vendo um filme vulgar.

Mas o bom é que o filme fica muito melhor com a química Cruise/Foxx. Principalmente a partir da cena em que a primeira vítima de Tom Cruise, o assassino profissional, cai em cima do capô do carro de Foxx. E o que dizer daquela cena em que Cruise mata dois ladrões? De uma força impressionante.

Talvez os únicos problemas do filme sejam os clichês lá pelo final e a quebra de ritmo a partir da cena de Cruise indo visitar a mãe de Foxx no hospital. Mas o ritmo é recuperado em poucos minutos para ganhar mais suspense no final.

Não sou muito conhecedor da obra de Mann, mas dos três filmes que vi dele - os outros foram FOGO CONTRA FOGO (1995) e O INFORMANTE (1999) - esse é o meu preferido. Qualquer dia, eu vejo os outros filmes dele que perdi. Interessante que tudo foi filmado com câmera digital. Foi a melhor fotografia em digital que eu já vi. Superior até ao milionário STAR WARS - EPISÓDIO II.

Nenhum comentário: