quarta-feira, agosto 04, 2004

UM CERTO CAPITÃO LOCKARD (The Man from Laramie)



Desde que assisti E O SANGUE SEMEOU A TERRA (1952), fiquei muito interessado no cinema de Anthony Mann. Especialmente nos westerns. Depois, vi o maravilhoso WINCHESTER 73 (1950), o que só confirmou a excelência da obra desse grande diretor. Os dois filmes são parcerias de Mann com o ator James Stewart. Os dois são obras-primas. UM CERTO CAPITÃO LOCKARD (1955) foi o último dos oito filmes feitos durante essa parceria. Vi numa cópia linda em dvd, que respeita o cinemascope do filme.

Lendo uns textos retirados do Senses of Cinema, fiquei sabendo que na década de 40 Mann era um diretor de flmes noir. Por isso seus westerns da década de 50 são chamados de "westerns noir", trazendo o contraste entre as paisagens luminosas e os interiores escuros. Seus personagens também são carregados dessa aura mais "pesada". (Depois, nos anos 60, Mann se estabeleceria como um dos principais diretores de épicos de Hollywood.)

UM CERTO CAPITÃO LOCKARD não é o melhor dos westerns de Mann que eu vi, mas ainda assim é sensacional. Achei a motivação do personagem de James Stewart um pouco estranha: ele quer matar o sujeito responsável pela venda de armas aos apaches, o que ocasionou a morte de seu irmão. Quer dizer, ele quer matar o cara que não foi o responsável direto, mas indireto, da morte do rapaz. Mas, pelo que li, essa é uma característica dos heróis paranóicos de Mann. Complexo de perseguição e trauma psicológico são comuns em seus filmes.

Na história, o capitão Lockard (Stewart) está na cidade para vingar a morte do irmão enquanto trabalha de entregador de mercadorias. A coisa começa a esquentar quando o filho do dono da cidade queima as suas carroças e mata seus cavalos. Agora ele tem outro motivo pra permanecer naquele lugar. Quando começamos a nos questionar sobre quem é o homem que está tentando matar e incriminar Stewart é que percebemos que esse filme está mais para um drama criminal com toques shakesperianos do que para um western tradicional.

Consegui com o Renato os títulos dos filmes de Anthony Mann, com James Stewart como protagonista. Dizem que o melhor é O PREÇO DE UM HOMEM. Se for mesmo, esse filme deve ser um espetáculo.

1950: Winchester '73 (Idem).
1952: E O Sangue Semeou A Terra (Bend Of The River).
1953: O Preço De Um Homem (The Naked Spur).
1953: Borrasca (Thunder Bay).
1954: Música E Lágrimas (The Glenn Miller Story).
1955: Região Do Ódio (The Far Country).
1955: Comandos Do Ar (Strategic Air Command).
1955: Um Certo Capitão Lockhart (The Man From Laramie).

Nenhum comentário: