terça-feira, agosto 17, 2004

RABID DOGS (Cani Arrabbiatti / Semaforo Rosso / Kidnapped / Wild Dogs)



Ainda sou leigo em Mario Bava. Antes de ver RABID DOGS (1974) só tinha assistido o filme de estréia dele - A MALDIÇÃO DO DEMÔNIO (1960), que deixou em minha memória algumas das cenas mais oníricas que já vi (aquele prólogo já vale o filme). Há chances de eu ver ainda esse ano: PLANETA DOS VAMPIROS (1965) que baixei em divx, mas testei ontem no meu computador, que está bichado, e não rodou; HÉRCULES NO CENTRO DA TERRA (1961), que está disponivel em DVD pela ClassicLine; e BLACK SABBATH (1963), que eu pedi pro Renato gravar pra mim.

RABID DOGS é bem diferente de tudo que Bava fez. Segundo Tim Lucas, o maior especialista em Bava no mundo e autor de sua biografia, este é o único trabalho dele que se passa inteiramente no mundo real, em tempo real e em locações reais. Seus outros filmes são todos impregnados de uma atmosfera de fantasia e irrealidade, sendo mais parecidos com sonhos e pesadelos e todos realizados em estúdio e com fotografia super-estilizada.

RABID DOGS é um suspense suarento e perturbador envolvendo três ladrões que, após roubarem uma mala cheia de dinheiro, tomam uma mulher como refém e entram num carro com um homem e uma criança dormindo no banco de trás. Como estava esperando mais crueldade, algo como um ANIVERSÁRIO MACABRO, de Wes Craven, acabei achando o filme mais "leve" do que eu esperava. Isso não significa que o filme não tenha momentos de tensão realmente impressionantes. Sem falar que ele é bem sangrento e o final é amargo e pessimista. Até parece um western spaghetti, gênero que Bava chegou a dirigir.

Como grande parte do filme acontece dentro do carro, o elenco lembra do filme como uma das mais desconfortáveis experiências de suas vidas. Algumas tomadas dentro do carro são bem interessantes, às vezes com o rosto de um dos atores bizarramente destacado dos outros. A produção foi bem complicada. Por falta de grana, mesmo. O produtor declarou falência enquanto o filme já estava nos estágios finais de produção e RABID DOGS acabou na geladeira por nada menos que 23 anos.

Adquiri o DVD do filme na Putrescine. Primeira vez que compro lá e fiquei bastante satisfeito com a qualidade dos serviços. O DVD está perfeito e ainda pedi pra colocarem cinco trechinhos de filmes pra, quem sabe, comprar no futuro. Pedi que o Ulisses colocasse trechos de THE EYE (filme de horror chinês que estará ganhando um remake americano), BAISE MOI (polêmico filme francês com sexo e violência explícitos), LISA AND THE DEVIL (outro clássico de Mario Bava), EUGENIE: STORY OF HER JOURNEY INTO PERVERSION (dizem ser um dos melhores do prolixo Jesus Franco) e JU-ON (pra quem gostou de ver Chiaki Kuriyama de roupinha colegial em KILL BILL, taí outra chance pra rever). O pior é que eu fiquei na vontade de ver todos os cinco filmes.

Nenhum comentário: