segunda-feira, maio 19, 2003

À SOMBRA DE UMA DÚVIDA (Shadow of a Doubt)

O melhor filme que vi no fim de semana foi À SOMBRA DE UMA DÚVIDA (1943), do mestre Alfred Hitchcock, que comprei nessa promoção de DVDs do Hitch a 19,99. O cineasta tinha esse filme como o seu favorito. Não é o meu favorito dele, mas com certeza, está entre os excelentes da bela filmografia que o gordinho ostenta. No filme, Joseph Cotten (CIDADÃO KANE, SOBERBA) é o tio que chega para passar uns dias com a família de sua irmã e é muito bem recebido pela sobrinha, interpretada por Teresa Wright (PÉRFIDA), que o adora. As coisas mudam quando aparecem dois detetives que suspeitam que ele é o procurado assassino das viúvas.

Uma cena em particular é grandiosa: a sobrinha, já suspeitando do tio, liga para o detetive, enquanto a câmera, ameaçadora, a focaliza de cima da casa.

O documentário de 32 minutos que vem no DVD é ótimo e traz informações bem interessantes. Por exemplo, esse filme é considerado o primeiro filme realmente americano de Hitchcock, já que as duas produções americanas anteriores (REBECCA e SUSPEITA) se passavam na Inglaterra. Por isso, Hitch preferiu uma cidadezinha bem típica dos EUA. E é considerado o segundo mais realista de sua filmografia, ficando atrás apenas de O HOMEM ERRADO.

O documentário traz ainda depoimentos de Peter Bogdanovich, da ainda viva Teresa Wright, da filha de Hitchcock e de um dos atores coadjuvantes do filme.

O problema é o trailler, que estraga o final de quem ainda não viu o filme. Talvez não tenha sido idealizado pelo próprio diretor e sim pelos produtores.

O próximo dele que verei será a obra-prima OS PÁSSAROS. Vi uma vez, há um tempão, num corujão da Globo e fiquei babando. Imaginem só o que é ver essa pérola em imagem e som digitais, em widescreen e com documentário de mais de uma hora!!