segunda-feira, maio 26, 2003

MATRIX RELOADED

Antes de tudo: não levo muito a sério esse negócio de dizer que Matrix reinventou o cinema. Isso é exagero. Cinema pra mim é mais Truffaut do que George Lucas. É claro que o filme de 1999 foi tão influente e contagiante quanto PULP FICTION foi nos anos que se seguiram. De qualquer maneira, MATRIX é blockbuster inteligente. Tem que se dar o braço a torcer. A continuação mantém o nível, ainda que esteja dividindo mais opiniões do que o seu filme original. O fator originalidade do primeiro filme ninguém tira. O primeiro também trouxe a coragem de abordar assuntos complexos para dentro do cinemão americano, quase sempre descerebrado.

MATRIX RELOADED é um filme anabolizado. Justifica o termo "reloaded". É um exagero de filme de ficção científica e ação. Na lista "canibal holocausto", alguém falou que no futuro os nossos filhos vão precisar cheirar pó pra ver filme de ação. É tudo muito louco. Será que nossos cérebros vão estar preparados pra absorver tanta rapidez, sem perder a capacidade de concetração?

As referências aos animes, comics e mangás estão ainda mais explícitas. Neo voando como o Super-Homem me emocionou, eu como fã de quadrinhos de super heróis que sou. As lutas estão caprichadas. A tal cena de Neo lutando contra uma porrada de Smiths só não é de cair o queixo, porque a gente está ficando acostumado com efeitos especiais desde o primeiro MATRIX. Mesmo assim, não tem como não ficar empolgado com a cena da highway, com a Trinity na moto com o Keymaker a contra-mão fugindo dos agentes da Matrix e de outros fantasmas. E essa é só uma das cenas de ação entre várias que matam a pau. Quer dizer, em se tratando de cenas de ação RELOADED é melhor que a versão 1.0.

Ver Zion, o lugar dos humanos resistentes ao domínio das máquinas, ajuda a ampliar e dar maior sentido ao que foi citado no primeiro filme. Há uma cena interessante de uma rave que deve fazer a festa de muitos clubbers. (Ah, e por falar em música, o filme fechar com a voz de Zack de La Rocha novamente é muito legal, hein! ) Quanto à filosofia e às explicações "científicas" fiquei um pouco perdido, especialmente numa cena chave em que Neo fala com o criador da matrix.

Os personagens novos são bem legais. Destaque para: a)Monica Belucci de Persephone que tem tanto sex appeal, que extravasa na tela numa certa cena sensual que envolve sentimentos entoxicantes como ciúme e inveja; b) os gêmeos que tem o poder de atravessarem objetos sólidos (que na verdade, não são tão sólidos assim).

Entre os personagens novos, há um que foi apresentado no curta "Era uma vez um garoto", de ANIMATRIX. Também dos curtas de ANIMATRIX há a citação dos eventos que envolvem a destruição da nave Osíris, do curta "O vôo final de Osiris".

Por falar em citações, em uma cena, na tela da tevê um filme está passando: AS NOIVAS DO VAMPIRO (The Brides of Dracula), de Terence Fisher. Os Washowski, além de fãs de animes, comix e filmes de kung fu, também curtem filmes de terror dos bons.

No final, um gancho como naturalmente tem que ter. E uma dúvida cruel e existencialista fica no ar.

Outra dúvida: alguém sabe qual o próximo projeto dos irmãos Wachowski? Será que eles vão continuar a fazer projetos grandiosos ou vão voltar a fazer trabalhos pequenos como LIGADAS PELO DESEJO?