terça-feira, maio 20, 2003

KATE HUDSON, FELLINI E SUB-TARANTINO

COMO PERDER UM HOMEM EM 10 DIAS (How to Lose a Guy in 10 Days)

Cometi o erro de esnobar essa comédia romântica, que já está há algum tempo em cartaz. Trata-se do melhor filme do gênero que apareceu em 2003. (Em 2002, a melhor pra mim é O GRANDE GAROTO) O filme tem uma estrutura parecida com as comédias das décadas de 50 e 60. Lembra um pouco o Billy Wilder de A INCRÍVEL SUSANA ou SE MEU APARTAMENTO FALASSE. São comédias que mostram piadas criadas em cima de confusões e enganos. Mesmo se não tivesse um roteiro bem estruturado, só a graça e a beleza de Kate Hudson já valem o ingresso. A história todo mundo já sabe vendo o trailler: moça trabalha numa revista feminina e vai usar um homem como objeto de pesquisa, fazendo de tudo para perdê-lo no espaço de dez dias. Coincidentemente (em filmes assim, a possibilidade disso acontecer é sempre grande..heheh), o cara (Matthew McConaughey - nome difícil de escrever) faz uma aposta que consegue que uma mulher se apaixone por ele em 10 dias. Mesmo sabendo-se o final, o filme emociona e diverte. Moral da história: não subestime certos filmes. Mas nem tudo é perdido: descobri que tanto na Itália quanto na França, palhaço é clown (em inglês, mesmo).

Uma frase do filme (espero que não achem cafona):
The greatest thing you'll ever learn is just to love... and be loved in return

OS PALHAÇOS (I Clowns)

Não, não tem jeito. Eu não consigo gostar dos filmes do Fellini. Já vi vários (SATYRICON, CASANOVA, AMARCORD, E LA NAVE VA, 8 E 1/2 e outros), mas não tem jeito. Eu continuo achando Fellini um pé no saco. Gosto de vários diretores italianos (Visconti, Antonioni, Pasolini, Scola, Bertollucci, Tornatore, mas esse sujeito não me entra. Pra quem está na mesma situação que eu, com certeza não vai ser com OS PALHAÇOS que você vai passar a gostar. Mas de qualquer maneira, reconheço que estou diante de um autor de verdade, alguém que tem uma marca registrada e que ganhou até adjetivo ("felliniano"). Ver OS PALHAÇOS ajuda a entender como foi que o cineasta obteve inspiração para seus tipos tão estranhos e caricatos. O filme é quase um documentário, mostrando cenas de circo, pessoas estranhas de uma comunidade e depoimentos de pessoas envolvidas, principalmente dos palhaços. Pra quem gosta de Fellini, vai fundo. Pena eu ficar impaciente depois de meia hora.

DOBERMANN

Gravado da Band, DOBERMANN é um dos filmes mais violentos que já vi. E o pior é que a culpa é do Tarantino. A linguagem é claramente chupada de PULP FICTION e CÃES DE ALUGUEL, só que sem a classe do cineasta americano, e feita por um holandês: Jan Kounen. O filme é francês e tem um elenco bom, especialmente Monica Bellucci, fazendo uma surda-muda membro da gang do Dobermann. (Eita, mulher boa!) O roubo do banco é bem CÃES DE ALUGUEL, só que com estética videoclípica e publicitária. Achei interessante os exageros das armas e binóculos, por exemplo, todos gigantes. Tudo no filme é exagerado. A violência, inclusive. Há uma cena em que o protagonista Vincent Cassel (de PACTO DOS LOBOS e marido da Monica Bellucci) arrasta a cabeça do malvado Tchéky Karyo no chão com o carro em alta velocidade. É sangue pra todo lado. Os personagens também são bons e melhoram à medida que o filme prossegue. Não chega a ser um bom filme, mas é diferente. Tem lá os seus méritos.