quarta-feira, abril 23, 2003

OS FILMES DO FERIADÃO

Ontem não deu mas hoje pretendo comentar um pouco os filmes do feriado. O que mais achei estranho foi que com todo o tempo que eu tive, eu não aproveitei muito bem. Não foi um feriado produtivo. Não fiz nada muito importante além de descansar. Tem fins de semana normais que vejo mais filmes na telinha. Nesse, só vi dois, que comento a seguir junto com os filmes da telona:

RECÉM-CASADOS (Just Married)

Um dos filmes mais constrangedores do ano. Fui sozinho num sábado à noite pra ver esse filme. Além de o filme ser bem ruinzinho, na sala só tinha casal. Fiquei me sentindo o Steve Martin no filme O RAPAZ SOLITÁRIO. Hehehehe.. Constrangedor também na hora de sair da sala. Sábado não foi um dia bom, passei o dia deprimido e o filme só me fez rir na cena da barata. Acho Brittany Murphy uma gracinha e ela é bem sexy, mas o filme é censura livre. O rapaz, Ashton Kutcher, também não é ruim. Ele estava no bem mais engraçado CARA, CADÊ MEU CARRO. Pelo trailler, achei que o filme era mais comédia besteirol pastelão, mas vendo o filme, vimos que não é bem assim. É uma espécie de FÉRIAS FRUSTRADAS (do Chevy Chase), só que com mais açúcar. Melhor mesmo é rever FÉRIAS FRUSTRADAS NA EUROPA.

FRIDA

Domingo eu já estava melhor de espírito, fui me encontrar com o casal de amigos Santiago e Arisa pra gente ir ver o já arrasado pela crítica FRIDA, de Julie Taymor. É a tal coisa, depois de tanta crítica negativa, acabei gostando do filme mais do que esperava. Salma Hayek pegou o papel da vida dela, sua melhor performace até agora. Sem falar que ela aparece nua algumas vezes. A Frida de verdade não tinha metade da beleza de Salma, que para o bem e para o mal só aparece de bigode no começo e no final do filme. A tragédia da vida dela, o acidente de ônibus na adolescência, é bem contado, mas surte pouco efeito dramático. O filme bem que poderia se dar ao luxo de carregar nas tintas da tragédia, já que o povo mexicano é tão passional e exagerado. Não seria mal. Fico imaginando esse filme nas mãos do Pedro Almodóvar. Seria perfeito. Mesmo assim, FRIDA foi o melhor filme do feriadão.

JOHNNY ENGLISH

Nesse dia fui com uma turma bem legal ver o filme do "Mr. Bean", que nesse filme não é Mr. Bean. O filme com o Rowan Atkinson tem bons momentos, mas o estilo de herói trapalhão querendo se passar por sabichão dá mesmo é saudade do detetive Frank Debrin em CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ. Mesmo assim, o filme tem piadas irresistíveis que o torna melhor que o último Austin Powers, pra comparar com outro filme que satiriza James Bond. O filme tem participações especiais de John Malkovich e da bela Natalie Imbruglia.

Quanto aos filmes da telinha, como eu disse, o saldo não foi dos melhores:

VAMPYROS LESBOS

Cinema de horror europeu, mesmo tendo muitas obras-primas, às vezes é um samba do crioulo doido. O diretor Jesus Franco, que dizem faz montes de filmes-escremento, dirigiu esse filme-enganação, que é um dos mais conhecidos dele. Agora que já vi o filme, até que guardo uma boa memória e impressão dele. Culpa das mulheres lindas e nuas que ele coloca nesse horror erótico, que não tem clima de horror de jeito nenhum e o erotismo é frio. A história é ridícula e envolve uma vampira que se diz herdeira do Conde Drácula (a lindíssima Soledad Miranda) que atormenta e seduz uma loira. O filme não leva a lugar nenhum. Vejam a quantidade de títulos diferentes que esse filme tem, de acordo com o IMDB:


Las Vampiras (1970)
Heiress of Dracula, The (1970)
Heritage of Dracula, The (1970)
Im Zeichen der Vampire (1970) (West Germany: working title)
Lesbian Vampires (1970)
Lesbian Vampires: The Heiress of Dracula (1970)
Mal des Vampirs, Das (1970) (West Germany: working title)
Schlechte Zeiten für Vampire (1970) (West Germany: working title)
Sign of the Vampire, The (1970)
Signo del vampiro, El (1970)
Strange Adventure of Jonathan Harker, The (1970)
Vampire Women, The (1970)
Vampyros Lesbos: Die Erbin des Dracula (1971) (West Germany)

ENIGMA DO ESPAÇO (The Astronaut's Wife)

O casal de protagonistas eu gosto: Johnny Depp e Charlize Theron. O filme é uma espécia de BEBÊ DE ROSEMARY, só que em vez do demônio é um alienígena que engravida a protagonista. Nem precisa dizer que o filme passa muito longe da obra-prima de Polanski. Não é de todo ruim, já que não aborrece, mas do meio pro final, a história vai ficando mal contada. Depp e Charlize nunca vi piores. Primeiro filme fraco que vi com o Depp. O final é bem clichezão. Falar mais o que??

Como eu disse, o saldo de filmes não foi dos melhores.

Nenhum comentário: