sábado, abril 19, 2003

O MUNDO MARAVILHOSO DOS ANIMES



Só recentemente venho conhecendo animes de primeira linha, verdadeiras maravilhas made in Japan. Comento a seguir dois filmes belíssimos, bastante diferentes um do outro, mas que são verdadeiras jóias para quem gosta de cinema, seja ele retratando a realidade na Segunda Guerra Mundial, seja ele um universo de fantasia cheio de lobos e javalis gigantes e falantes. Eis os filmes:

CEMITÉRIO DE VAGALUMES (Hotaru no Haka)

Filme de Isao Takahata, que conta de maneira sensível e realista a história de duas crianças tentando sobreviver no Japão de 1945, ainda em guerra com os aliados e sofrendo bombardeios constantes. O garoto de uns doze anos e a sua irmãzinha pequena têm sua casa bombardeada e sua mãe morta por causa dos bombardeios. Eles partem para outra cidade, onde mora a tia. Mas lá eles não são tratados com o devido respeito, não se alimentam direito e acabam abandonando a casa da tia. A partir daí é só tristeza e o filme vira um melodrama de verter lágrimas. Ver um filme como esse e nos lembrar que aconteceu algo bem parecido em países como Iraque e Afeganistão há pouco tempo, é perceber que o mundo não mudou nada e que continua cada dia mais cruel. Consegui essa fita graças ao Benuel, que já me havia emprestado também LAPUTA: O CASTELO NAS NUVENS, do Miyazaki. Benuel, 'brigadão, velho!

PRINCESS MONONOKE (Mononoke-hime)

Mais um filme de Hayao Miyazaki, PRINCESS MONONOKE é um dos mais cotados filmes do japonês, que agora virou superstar graças aos prêmios de A VIAGEM DE CHIHIRO. Esse filme foi gravado pelo Renato em CD-R e enviado para o Fab Rib, que fez a gentileza de fazer uma cópia em VHS. Bacana. A história cheia de fantasia é fascinante: rapaz luta contra um javali dominado por um demônio e tem o braço ferido na batalha. A sábia do vilarejo diz pra ele que a morte é inevitável, que a ferida no braço irá consumi-lo. A não ser que ele vá de encontro ao mal. Ele abandona o vilarejo e no meio do caminho encontra lobos e javalis gigantes, uma guerreira que quer destruir o espírito da floresta (um animal mágico parecido com um alce), uma menina criada por lobos (a princesa do título), entre outras coisas. O clima de fantasia e o apelo ecológico lembra um pouco O SENHOR DOS ANÉIS, ainda que a semelhança pare por aí. A versão que eu vi é dublada em inglês por um elenco que inclui Billy Crudup, Billy Bob Thornton, Minnie Driver, Claire Danes e Gilliam Anderson; e os diálogos foram adaptados para o inglês por Neil Gaiman.

Agora é esperar pra ver em breve A VIAGEM DE CHIHIRO no cinema e NAUSICÃA, que o Benuel pode conseguir pra mim.

Nenhum comentário: