segunda-feira, dezembro 21, 2015

THE AFFAIR – SEGUNDA TEMPORADA (The Affair – Season Two)



A primeira temporada de THE AFFAIR trouxe uma série de situações que traziam uma mistura de sentimentos: culpa, excitação, empolgação, medo, tudo relacionado ao que víamos através dos pontos de vista distintos e às vezes contraditórios de Noah (Dominic West) e Alison (Ruth Wilson), os responsáveis pelos fins dos seus respectivos casamentos ao resolverem, enfim, viverem juntos, deixando para trás muita dor.

O temor com o fato de a segunda temporada (2015) ser uma continuação direta dos eventos da primeira estava em não conseguir dar o mesmo tratamento da primeira. Felizmente, não é isso que acontece, já que o sentimento de angústia permeia toda a temporada, até porque, dessa vez, também nos é dada a chance de acompanhar a narrativa pelos pontos de vista de Helen (Maura Tierney) e Cole (Joshua Jackson), os traídos da história, enriquecendo, assim, a trama.

Enquanto a série nos apresenta diferentes versões dos fatos permeadas com suspense, ela também quebra um pouco isso quando retorna ao presente, ao momento em que Noah está sendo confrontado num tribunal por um crime que ele diz não ter cometido, o da morte por atropelamento na estrada de Scotty, o irmão de Cole. As respostas para essas perguntas serão dadas apenas no último episódio da temporada, de modo que saibamos a parcela da culpa de Noah ou de quem quer que seja.

A culpa também corrói Alison, que trai Noah uma noite com o próprio ex e isso trará consequências sérias para o relacionamento dos dois, embora tudo passe a ser pequeno diante da tragédia que ainda ocorrerá. Enquanto isso, ao longo da temporada, acompanhamos o rumo que Cole e Helen levam após o fim de seus casamentos, na tentativa de seguir em frente sozinhos até encontrar alguém para sarar a dor.

O interessante desses personagens é o quanto eles são tão intimamente ligados, a ponto de sentirem ainda uma ponta de amor pelos ex-companheiros, como acontece em um episódio em que Noah sai com a ex-esposa e lembra o quanto ela é adorável e divertida, ou quando se percebe o carinho que Cole ainda nutre por Alison, que só aumenta quando ele supera tudo ao conhecer Luisa, vivida por uma muita bem-vinda Catalina Sandino Moreno, que rouba a cena no episódio em que os dois ficam juntos pela primeira vez.

THE AFFAIR, ao lidar mais a fundo com os aspectos psicológicos de seus personagens, da dor que os separa, e do crime que os une, se mostra uma das séries mais interessantes e mais adultas produzidas atualmente nos Estados Unidos. Curiosamente, há um capítulo que se passa totalmente no divã de um analista e liga THE AFFAIR a outra série escrita/produzida pela dupla Hagai Levi e Sarah Treem, a ótima EM TERAPIA (2008-2010).

Interessante notar que em algum momento a série corre o risco de tornar o personagem Noah quase insuportável, seja pelas mancadas que ele dá, seja pela superioridade psicológica das mulheres que passam por sua vida. Felizmente, ele vai alcançando um pouco de redenção perto do final, que ainda não é bem um final, já que há a arriscada terceira temporada. Boa sorte e um muito obrigado a todos os envolvidos.

Nenhum comentário: