domingo, maio 04, 2014

A NOITE DAS TARAS Nº 2



Há muito sobre o que escrever e muito para estudar e trabalhar e por isso mesmo acabo ficando angustiado ao parar para escrever para o blog e não ter condições físicas e intelectuais para fazer txtos sobre determinados filmes. Há, por exemplo, os filmes interessantes da Mostra de Cinema Brasileiro no Dragão, que está rolando atualmente. Mas, como hoje é domingo e estou sem inspiração, vamos de um texto sobre um filme visto há algum tempo, A NOITE DAS TARAS Nº 2 (1982), de Ody Fraga e Cláudio Portioli, "continuação" do superior A NOITE DAS TARAS (1980), de David Cardoso, John Doo e Ody Fraga.

Em comum, está o fato de ambos os filmes contarem com roteiros de Ody Fraga, um mestre no quesito sacanagem no cinema. Sei que não sou apenas eu que sente uma falta tremenda de homens como Fraga no cinema atual. Ele faz parte de uma geração que aparentemente não deixou herdeiros.

Quanto ao A NOITE DAS TARAS Nº 2, o curioso é que o filme dialoga mais com outro filme em segmentos, PORNÔ! (1981), de Luiz Castellini, David Cardoso e John Doo. Principalmente o segmento "O Prazer da Virtude", em que Matilde Mastrangi aparece deliciosamente vestida de freira, fazendo uma brincadeira metalinguística que também ocorre com o fato de a trupe de mulheres ladras assaltarem a luxuosa casa do astro do cinema David Cardoso, representando sua própria persona. O tal segmento se chama "A Guerra da Malvina", sendo que Malvina é o nome da personagem de Mastrangi, a líder da gangue. No fim das contas, elas não resistem ao charme de Cardoso, que acaba por transar com todas. No grupo, está a lindíssima Vanessa Alves, outro belo chamariz para o filme.

Curiosamente, o primeiro segmento não traz muitos elementos eróticos. Mas é muito mais interessante dramaturgicamente falando. Chama-se "Solo de Violino" e nos apresenta a um psicopata que costuma matar mulheres na rua e depois volta pra casa para tocar seu violino. Mora com a mãe, que sabe de seus problemas e pede que ele não saia com a vizinha, que está encantada com ele e seus solos. O problema é que começa a se estabelecer uma relação de amor entre os dois e resta saber como tudo isso vai acabar, tendo em vista o comportamento do protagonista.

No fim das contas, se A NOITE DAS TARAS Nº 2 fica atrás de outros ótimos filmes eróticos de segmentos, como os já citados A NOITE DAS TARAS e PORNÔ!, assim como outros como AQUI, TARADOS! (1981), AS SAFADAS e CONTOS ERÓTICOS, pelo menos tem uma primeira história interessante e que pende para o suspense e uma segunda história que traz Maltide Mastrangi e Vanessa Alves juntas. Não dá pra reclamar.

Nenhum comentário: