segunda-feira, maio 12, 2014

TRÊS FILMES FRACOS



Em dias em que ando irritadiço, o melhor é escrever sobre filmes que não me agradaram. São filmes de diferentes nacionalidades, mas que me provocaram sentimentos de tédio e sensação de tempo perdido, por mais que haja um ou outro momento de destaque. Então, comentários rápidos e rasteiros, pois o tempo urge.  

DAISY DIAMOND

A curiosidade para ver esta produção dinamarquesa vem da presença de Noomi Rapace, revelada na primeira adaptação de OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES, e hoje alçada à estrela de Hollywood. Gosto muito da atriz e ver este filme anterior ao seu sucesso mundial não deixa de ser interessante, embora para mim tenha sido uma experiência cansativa. DAISY DIAMOND (2007) tem seus admiradores e talvez até seja considerada pela maioria um bom filme, mas não suportei o drama da mãe que mata a filhinha pequena e depois vai à procura de redenção e também de sucesso na vida profissional, levando muito de sua própria experiência dolorosa para as audições, já que a personagem é uma atriz à procura de emprego. O filme tem algo que pode ser visto como uma vantagem mas também como uma desvantagem: ele desmitifica o corpo da atriz para os seus novos fãs.  

JULIO SUMIU

Não existe coisa mais triste do que uma comédia sem graça. Claro que há exceções. E nem sempre uma comédia precisa fazer você rir ou gargalhar. Há casos e casos. Mas não seria o caso de JULIO SUMIU (2014), de Roberto Berliner. O diretor, conhecido por documentários como A PESSOA É PARA O QUE NASCE (2003) e HERBERT DE PERTO (2009), estreia na ficção com esta comédia estrelada por Lilia Cabral, que faz o papel de uma dona de casa que acredita que seu filho Julio foi sequestrado por um traficante da região, o Tião Demônio (Leandro Firmino). Depois de uma reviravolta, o tal traficante entrega a ela várias sacolas contendo pacotes de cocaína para que ela os guarde em sua casa por uns dias. O problema é que o seu outro filho (Fiuk), devendo dinheiro aos mesmos traficantes, descobre os tais pacotes e acaba pegando uma parte para conseguir pagá-los. A falta de timing do diretor para comédias fica evidente, especialmente nas vezes em que entra em cena a personagem de Carolina Dieckmann, como a mulher "dadeira" da delegacia. Se eu fosse ela, teria vergonha do papel. Aliás, eu mesmo saí do cinema um tanto envergonhado.  

MULHERES AO ATAQUE (The Other Woman)

Comparar a carreira de Nick Cassavetes com a do pai, o gigante John, é até covardia. Ainda mais quando ele vem com uma comédia tão boba quanto esta MULHERES AO ATAQUE (2014). Engraçado que a Cameron Diaz até que parece se esforçar para que o filme seja bom, mas é impressionante o papel ruim dado a Leslie Mann. Na trama, Cameron é uma moça namoradeira que acredita que finalmente encontrou o seu par ideal, na pele de Nicolaj Coster-Waldau, mais conhecido como o Jaime Lannister da série GAME OF THRONES. Acontece que ela descobre que ele é casado. E a mulher também acaba descobrindo e fica amiga da ex-amante. As duas procuram armar um jeito de se vingar do sacana. Ou as piadas são muito ruins ou eu ando mesmo muito ranzinza. De todo modo, dei boas risadas na cena escatológica. Vai ver é saudade dos irmãos Farrelly.

Nenhum comentário: