sexta-feira, maio 25, 2012

PLANO DE FUGA (Get the Gringo / How I Spent My Summer Vacation)



Uma pena um artista como Mel Gibson estar sendo tratado como um ator de segundo escalão ao ter seu novo filme lançado direto em video on demand nos Estados Unidos. O sistema video on demand é o que permite a assinantes de TV a cabo pagarem o filme em pay per view, no caso, no mesmo dia em que ele está sendo lançado nos cinemas de países como o Brasil. Isso parece muito uma espécie de castigo pela série de presepadas que o ator/diretor andou aprontando nos últimos anos. Nem mesmo o filme UM NOVO DESPERTAR, que sua amiga Jodie Foster dirigiu pensando nele, serviu como redenção.

Deixando de lado um pouco esse problema, é bom ver "Mad Mel" de volta aos cinemas. E dessa vez fazendo um filme de ação bem movimentado, como nos velhos tempos. O trailer de PLANO DE FUGA (2012) já anuncia que os produtores são os mesmos de APOCALYPTO e CORAÇÃO VALENTE, dois filmes dirigidos pelo próprio ator e que têm como uma de suas características mais marcantes a violência. Assim, não falta ao filme dedos decepados e corpos explodindo com granadas. Mas nada realmente tão violento assim. Os três últimos filmes dirigidos por Gibson são bem mais fortes nesse quesito. Provavelmente o fato de o filme não se levar a sério, de ser também uma comédia, contribui para essa atenuação.

Em PLANO DE FUGA não sabemos o nome do protagonista. Só que ele acabou de roubar uma boa quantia em dinheiro e está fugindo da polícia usando uma máscara de palhaço. Como ambas as polícias, tanto a do México, quanto a dos Estados Unidos, são corruptas, sobra espaço para que o bandido se torne herói do filme. Na prisão em que ele é colocado, que mais parece uma cidade, ele se torna amigo de um garoto, que de alguma forma é especial para um grupo de mafiosos que já matou seu pai. O papel de Gibson é manter o seu jeito de quem aguenta tudo, já conhecido de quem viu qualquer um dos filmes da série MÁQUINA MORTÍFERA, e mostrar seu tradicional senso de humor.

Confesso que esperava me divertir mais com o filme, mas, por enquanto, para quem é fã de Mel Gibson, é o que temos. E para o futuro, só o que o aguarda, por hora, é uma participação em MACHETE KILLS, continuação do filme de Robert Rodriguez, um cineasta famoso por ser um tanto desleixado, mas que de vez em quando acerta. Aguardemos melhores notícias.