quinta-feira, maio 24, 2012

THE WOMAN



Poucos filmes fizeram eu me sentir tão desapontado em ser representante do sexo masculino quanto este THE WOMAN (2011), de Lucky McKee. O filme apresenta uma mulher selvagem que é encontrada por um sociopata e presa num celeiro sem necessariamente o consentimento da mulher e dos filhos do sujeito. Até porque todos o temem. A esposa, interpretada pela atriz-fetiche de McKee, Angela Bettis, morre de medo do marido; a filha adolescente é a mais sensata, e vive seus problemas particulares, que só se agravam com o comportamento do pai e ao ver a humilhação e o sofrimento da mulher selvagem; o filho adolescente herda o gene maléfico do pai; e a pequena garotinha é inocente a tudo.

THE WOMAN é provavelmente o trabalho mais brilhante de McKee, que já havia feito uma bela estreia solo com MAY – OBSESSÃO ASSASSINA (2002) e dirigiu meio que uma versão em tons de verde de SUSPIRIA – A FLORESTA (2006). Gostei também do belo trabalho que ele fez para a antologia MASTERS OF HORROR, o média-metragem CRIATURA MALIGNA (2006), que também lida com um tema caro ao diretor, que é a natureza, através de um triângulo amoroso entre duas mulheres e um inseto. Não cheguei a ver RASTROS DE VINGANÇA (2008), que foi um de seus filmes menos badalados. Fico devendo esse, então. Dá para notar que esses filmes só chegaram em locadoras. THE WOMAN, porém, continua inédito comercialmente no Brasil até o momento.

O filme, até por lidar com a violência, especialmente a violência contra a mulher, incomoda bastante e intoxica o sangue. É para nervos fortes. Claro que existem filmes mais violentos por aí, mas THE WOMAN ainda assim surpreende nesse sentido. Não dá para falar das cenas de destaque sem entregar as surpresas que o filme traz, mas adianto que o horror de se capturar uma mulher inocente para fazer dela objeto de um sádico odioso é só o começo.