terça-feira, maio 01, 2012

SEDUÇÃO DO PECADO (Sadie Thompson)



Perto da reta final da minha tentativa de recuperar alguns filmes imperdíveis da década de 1920, eis que o amigo Chico Fireman vê, aprova e indica SEDUÇÃO DO PECADO (1928), de Raoul Walsh. Eu, como entusiasta do cinema de Walsh, mesmo tendo visto poucos filmes do diretor, resolvi furar a fila e conferir esta belezura estrelada por Gloria Swanson, que faz o papel da Sadie Thompson do título original. O filme é baseado numa peça de W. Somerset Maugham e na época causou muita polêmica, pois mostrava o pastor como o vilão do filme e a protagonista, provavelmente considerada vulgar pelos espectadores mais puritanos, como a heroína. O filme foi também o último da carreira de Walsh como ator, pois, pouco depois das filmagens, enquanto dirigia na estrada, um coelho bateu no para-brisas de seu carro e o vidro perfurou o seu olho.

Raoul Walsh, além de ter sido um dos grandes pioneiros do cinema, era conhecido como "o cineasta aventureiro", como o descreve Peter Bogdanovich no livro "Afinal, Quem Faz os Filmes". Voltei ao livro para procurar informações sobre SEDUÇÃO DO PECADO e, por sorte, é justamente o primeiro filme que eles comentam, antes de voltarem no tempo para falar da carreira pregressa de Walsh. Digo "por sorte" pois a entrevista se encerraria com um filme de 1926, já que o cineasta, cego e aos 95 anos de idade, morreria antes de continuar a agradável conversa.

Quanto ao filme, a única coisa que se lamenta é o fato de se ter perdido os negativos de sua conclusão, que teve que ser reconstituída com a ajuda de fotografias e do roteiro. Ficou um trabalho decente, mas não deixa de ser um fato triste para um filme tão belo e importante. A presença de cena de Gloria Swanson é impressionante. Quem só a conhece como a atriz decadente de CREPÚSCULO DOS DEUSES, de Billy Wilder, como era o meu caso, ficará impressionado com a performance de Swanson, ela mesma dona do filme e responsável pela escolha do próprio Walsh como intérprete do Sargento Timothy O'Hara, o par romântico de Sadie (Swanson).

Na trama, Sadie Thompson é uma mulher liberal que chega a Pago Pago, cidade de uma ilha do Pacífico de propriedade dos Estados Unidos.  Lá, ela entra em conflito com o Pastor Alfred Davidson (Lionel Barrymore), um missionário extremista que quer converter a "pecadora" Sadie, mas também sente desejos sexuais por ela. Sadie começa a ter um relacionamento com o sargento Timothy O’Hara (Walsh), que quer levá-la junto com ele para Sydney. Porém, inconformado com o comportamento da jovem mulher, o pastor faz o possível para que ela seja deportada de volta para San Francisco.

SEDUÇÃO DO PECADO tem uma narrativa envolvente, fazendo com que o espectador se importe com o drama da protagonista. Como em 1928 o cinema mudo havia atingido o auge de sua técnica, muitas obras-primas são registradas nesse ano. Em geral, SEDUÇÃO DO PECADO não é muito citada entre as produções mais importantes dessa época, mas essa é uma situação que precisamos reverter.  Pelo menos, do lado de cá, SEDUÇÃO DO PECADO já está na minha lista de filmes mudos favoritos.