sábado, maio 26, 2012

MEDO X (Fear X)



Depois da repercussão de DRIVE (2011), o cineasta dinamarquês Nicolas Winding Refn virou a bola da vez, tanto em Hollywood, quanto no resto do mundo. MEDO X (2003) foi o primeiro filme dele falado em inglês e com um rosto conhecido no elenco: John Turturro. Interessante que a produção do filme envolve dinheiro de quatro países: Dinamarca, Reino Unido, Canadá e Brasil! Além de Turturro, aparecem no elenco também Deborah Kara Unger e James Remar (mais conhecido hoje como o pai fantasma de DEXTER). Meu interesse por MEDO X vem de ouvir falar que é o trabalho de Refn que mais lembra David Lynch.

Se DRIVE já guarda uma ambientação que lembra o sumido Lynch, MEDO X remete mais ainda ao trabalho do cineasta americano. A ambientação é ajudada pelos sintetizadores de Brian Eno, que colabora com a tensa e discreta música do filme. MEDO X mostra o drama de um homem que é segurança de um shopping (Turturro), e que teve há alguns meses a sua esposa assassinada misteriosamente. Sua principal rotina ao sair do trabalho é conferir as fitas de segurança do local onde ela levou o tiro. Esse primeiro momento do filme remete bastante a BLOW UP – DEPOIS DAQUELE BEIJO, de Michelangelo Antonioni, e a UM TIRO NA NOITE, de Brian De Palma. Isso porque há toda aquela tarefa minuciosa de ver e dar pausa no vídeo para procurar, numa imagem sem nitidez, alguma pista que lhe dê pelo menos uma resposta de por que sua mulher foi assassinada.

MEDO X tem um desenvolvimento bastante instigante e o encontro do protagonista com o sujeito que matou a sua esposa é memorável. Talvez seja o momento mais importante do filme. Também vale destacar o momento em que a narrativa muda de ponto de vista, mesmo que de modo breve. Quando ficamos acostumados com o ponto de vista de determinado personagem e essa visão é violentamente mudada, percebemos com estranheza esse instante. Mesmo depois de tantos anos passados de PSICOSE, de Alfred Hitchcock, essa mudança ainda é um tanto ríspida. Se MEDO X não é o mais brilhante dos filmes do cineasta, é um trabalho que aponta para um diretor de futuro. Pena que na época pouca gente deu bola.