quarta-feira, março 16, 2011

I SAW THE DEVIL (Akmareul Boatd)



Apesar do título, que pode sugerir algo sobrenatural, I SAW THE DEVIL (2010), de Jee-woon Kim, é um thriller violento sobre a busca obsessiva de um homem com sede de vingança para pegar o psicopata que assassinou sua noiva. O cineasta, sul-coreano, é o mesmo de MEDO (2003), ótimo horror sobrenatural que teve uma refilmagem americana mais recente chamada O MISTÉRIO DAS DUAS IRMÃS (2009). Em I SAW THE DEVIL , ele apostou na violência para contar a história de dor no qual o espectador participa também como torcedor – pelo menos em alguns momentos - nas obras de tortura do jovem justiceiro no psicopata interpretado por Min-sik Choi, o protagonista de OLDBOY, de Chon-won Park.

O prólogo lembra o de alguns slashers americanos, mas bem mais sofisticado. Uma jovem sozinha numa estrada desolada e coberta de neve espera o guincho para o seu carro no prego. Enquanto aguarda, conversa com o noivo pelo telefone. Um estranho vem oferecer ajuda. Ela desconfia dele e recusa a oferta, preferindo ficar dentro do carro. Não dura muito até que ela seja assassinada brutalmente pelo estranho homem, que leva suas vítimas para um lugar também bem sinistro.

I SAW THE DEVIL muda de rumo quando o namorado da moça parte na busca pelo assassino antes que a polícia o capture. Sua intenção não é apenas matá-lo, mas fazê-lo sofrer bastante e lentamente. Com domínio de técnicas de artes marciais, ele dá uma surra no assassino e deixa uma lembrança em seu corpo no primeiro encontro. A fotografia bela e estilosa, já característica das melhores produções orientais, ajuda a diminuir um pouco a sensação de violência crua que o filme passa. Ainda assim, a sensação de desconforto se intensifica progressivamente do desenvolvimento da trama até o amargo final.

Nenhum comentário: