quarta-feira, março 09, 2011

DESCONHECIDO (Unknown)



Entre os cineastas que prestam serviços para a Dark Castle, a divisão de filmes de horror e suspense da Warner, o catalão Jaume Collet-Serra está no topo. Com apenas três títulos dos gêneros no currículo, o homem já disse a que veio. A CASA DE CERA (2005), A ÓRFÃ (2009) e seu mais recente trabalho, DESCONHECIDO (2011), não são perfeitos, mas todos têm uma elegância na direção, um quê hitchcockiano, misturado com um gosto por filmes B, que tornam o seu nome digno de nota entre os cineastas mais novos.

DESCONHECIDO já tem a vantagem de contar com um ótimo protagonista, Liam Neeson, que ultimamente tem se destacado nos filmes de ação. Desde BUSCA IMPLACÁVEL, Neeson tem funcionado melhor do que muitos action heros mais óbvios. Em DESCONHECIDO, ele é o homem que se vê preso numa conspiração, logo depois de sofrer um acidente de automóvel. No começo do filme, ele e a esposa (January Jones no cinema, para a alegria dos fãs de MAD MEN) vão até a Alemanha para uma palestra científica. Ao chegar ao hotel, ele percebe que uma de suas malas está faltando e pega um outro taxi (com a Diane Kruger como motorista) a fim de reavê-la. Acontece um acidente no percurso, o carro cai dentro de um rio, ela o salva da morte, mas foge logo em seguida. Depois de acordar de um coma de quatro dias, ele descobre que sua mulher diz não o reconhecer e que existe outro sujeito fazendo-se passar por ele. Estaria ele louco ou há mesmo uma conspiração em torno disso tudo? É isso que ele pretende descobrir, mesmo sem ter dinheiro ou documentos.

No elenco, além desse trio muito bom, DESCONHECIDO ainda conta com pelo menos dois coadjuvantes que brilham em um momento particularmente importante do filme: Bruno Ganz e Frank Langella. E, ao contrário do que se espera, a solução final é bem inteligente, e ajuda a levantar o filme depois de uma leve queda de ritmo quando da aproximação de sua conclusão. Mas isso é um problema que se releva diante de um thriller que deixa o espectador com os olhos grudados na tela o tempo inteiro, que conta com pelo menos duas ótimas sequências de perseguição nas ruas e ainda conta com um final-surpresa. É Collet-Serra se saindo melhor do que a encomenda mais uma vez.

Nenhum comentário: