sexta-feira, março 28, 2008

TRATAMENTO DE CHOQUE (King of the Ants)



Meu interesse pelo cinema de Stuart Gordon chegou tardio. Veio com o prazer proporcionado pelo seu trabalho na antologia MASTERS OF HORROR, com os títulos SONHOS NA CASA DA BRUXA (2005) e THE BLACK CAT (2007). O meu interesse se potencializou com a apreciação de SUBMUNDO (2005), o belo trabalho que Gordon fez a partir de um roteiro de David Mamet. Se bem que esse filme é uma exceção na carreira de Gordon, mais especializado em filmes tradicionalmente de horror. Inclusive, Gordon é considerado o melhor adaptador da obra de H.P.Lovecraft para o cinema. E recentemente consegui via torrent uma cópia da "versão do diretor" do clássico DO ALÉM (1986), que em breve estarei vendo e comentando por aqui.

Quanto a TRATAMENTO DE CHOQUE (2003), foi uma trabalheira pra eu conseguir um arquivo e uma legenda que sincronizassem. Aí, quando soube que o filme havia sido lançado no Brasil em dvd, resolvi desistir do divx e ir atrás da cópia nacional, lançada pela Casablanca Filmes. E pra mim foi uma surpresa, já que eu esperava um filminho mais despretensioso e de pouco impacto, mas Gordon fez um trabalho sombrio e perturbador, no qual nos vemos em contato com o nosso próprio lado negro, ao torcer por um assassino frio que cometeu a besteira de matar um homem de família inocente por uma quantia pequena em dinheiro. Mas como ele é um sujeito liso, ele aceita a tarefa, ainda que seu desempenho na hora do assassinato tenha sido um pouco desajeitado. Natural, em se tratando de um iniciante. O problema é que os caras que sugeriram o assassinato do homem não querem pagá-lo, preferindo que ele saia da cidade sem um tostão no bolso. Ele se recusa e acaba comendo o pão que o diabo amassou nas mãos dos criminosos. Contar mais seria estragar as várias surpresas que o filme vai trazendo.

Assim como Hitchcock nos fazia cúmplices de seus criminosos, Gordon também o faz em TRATAMENTO DE CHOQUE, só que com muito mais violência gráfica em um filme enxuto e que não deixa o espectador desgrudar os olhos da tela em momento algum. TRATAMENTO DE CHOQUE é o típico filme que costuma ser desprezado nas prateleiras das locadoras. A capa do dvd não é atraente, o filme não conta com nenhum ator conhecido e o título nacional genérico também não chama a atenção. Mas o filme é a prova de que no meio de tanta tosqueira existente na seção de filmes de terror das locadoras é possível encontrar algumas pequenas pérolas, como essa do Stuart Gordon. Claro que o nome do diretor ajuda na busca por certas obras.

E para os que têm saudade da série-antologia MASTERS OF HORROR, vem aí FEAR ITSELF, outra série contendo 13 episódios de uma hora dirigido por cineastas especializados em cinema de terror: Stuart Gordon está confirmado para abrir a série, com o episódio EATER, previsto para estrear na NBC no dia 29 de maio. Outros diretores confirmados: Brad Anderson, Mary Harron, Breck Eisner, Darren Lynn Bousman, Ronny Yu, Ernest Dickerson e John Landis! Exceto por Landis e Gordon, não é lá uma super-seleção de diretores e ainda faltam nomes a ser confirmados, mas pode ser que haja algumas boas surpresas.

Nenhum comentário: