terça-feira, março 04, 2008

MEDO DA VERDADE (Gone Baby Gone)



Ben Affleck anda passando por uma maré de sorte ultimamente. Depois de ter trabalhado em filmes vergonhosos (DEMOLIDOR, CONTATO DE RISCO, PEARL HARBOR) e de ser ridicularizado por muitos na época de seu casamento com Jennifer Lopez, as coisas mudaram bastante para o astro. Além de ter faturado o prêmio de melhor ator em Veneza por sua interpretação em HOLLYWOODLAND - BASTIDORES DA FAMA, Affleck se deu bem em sua estréia na direção de longa-metragem com o belo drama policial MEDO DA VERDADE (2007). Para a sua estréia, ele escolheu adaptar o seu romance favorito, "Gone Baby Gone" (lançado no Brasil pela Companhia das Letras), de Dennis Lehane, mesmo autor de "Sobre Meninos e Lobos". Há, como no filme de Clint Eastwood, uma preocupação com as tragédias familiares e uma trama complexa e bem desenvolvida, que foge do óbvio.

MEDO DA VERDADE ainda rendeu muitos elogios ao irmão de Ben, Casey Affleck, que também ganhou uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante pelo seu trabalho em O ASSASSINATO DE JESSE JAMES PELO COVARDE ROBERT FORD. Além da boa performance do "irmão-revelação", Affleck ainda dispõe de atores do porte de Ed Harris e Morgan Freeman, da revelação (indicada ao Oscar) Amy Ryan e da beleza e graça de Michelle Monaghan, que interpreta a parceira de Casey no ramo de investigadores particulares. Como eles moram no mesmo e perigoso bairro da família da garotinha desaparecida, na cidade de Boston, eles são contratados pela tia da menina para investigar o caso. Estranhamente, eles não recebem apoio da polícia, que não vê com bons olhos esses jovens se intrometendo no seu trabalho e a própria mãe da menina (Amy Ryan), viciada em cocaína, parece não querer auxiliar o casal de investigadores.

O filme tem um andamento especial, dividido em três atos e com clímaxes em todos eles, o que dá essa impressão de que ele está se encaminhando para um final, quando na verdade a resolução do caso ainda está para acontecer. Dos coadjuvantes, acredito que o que mais brilha é Ed Harris, um ator que de vez em quando produz desempenhos intensos. Aliás, Harris é o tipo de ator um pouco menosprezado: raramente tem oportunidade de protagonizar filmes e geralmente aparece como um coadjuvante de luxo. O tratamento que ele dá a seu personagem, o detetive Remy Bressant, está entre os pontos altos de sua carreira. Quanto ao filme, dizer mais sobre a trama pode estragar as surpresas. Quanto menos se souber, melhor.

MEDO DA VERDADE não chegou a ser lançado nos cinemas - eu acho - e está previsto para chegar às locadoras no início de abril pela Buena Vista, de acordo com o site DVD Magazine.

P.S.: Saiu o resultado final da votação para o Alfred. Adivinhem quem ganhou melhor filme do ano? Só checar no blog da Liga.

Nenhum comentário: