segunda-feira, setembro 03, 2007

PARANÓIA (Disturbia)



Não tem como não notar o quanto PARANÓIA (2007) é descendente de JANELA INDISCRETA. O trailer já entregava isso. Mas o que eu não sabia e descobri hoje é que o roteiro original do filme foi escrito em 1990 e que devido à óbvia semelhança com o clássico de Hitchcock e por causa do remake estrelado pelo Christopher Reeve foi engavetado. Só em 2004 que o roteiro seria reescrito, trazendo situações mais comuns ao mundo digital contemporâneo. Mesmo assim, a idéia de se assistir um JANELA INDISCRETA teen não me animava muito. Porém, PARANÓIA conquistou o meu respeito logo no prólogo, que contém uma cena impactante e surpreendente.

Depois dos créditos iniciais, o enredo hitchcockiano vai tomando forma, quando o protagonista, depois de socar o seu professor de espanhol, e por conta de outras atitudes agressivas do passado, é condenado a uma prisão domiciliar, com direito a um sensor amarrado na perna com o objetivo de demarcar a área em que ele pode permanecer. Assim como o personagem de James Stewart no filme original, o rapaz de 17 anos interpretado por Shia LaBeouf (de TRANSFORMERS), devido ao tédio, começa a olhar com um binóculo para a vida dos vizinhos. Ele passa a suspeitar que um deles (David Morse) é um assassino. A "Grace Kelly jovem" é a bela Sarah Roemer, o interesse amoroso do rapaz. Claro que não dá pra comparar com a Grace Kelly, mas a menina quebra um galhão. Também no elenco, Carrie-Anne Moss como a mãe do rapaz.

O papel de psicopata combinou muito bem com David Morse. Inclusive, dizem que durante as filmagens ele ficou o tempo inteiro sem falar com os meninos do elenco a fim de que eles ficassem realmente com medo dele. Não chega a ser um papel de deixar a gente se tremendo de medo, mas o filme é bastante eficiente nas seqüência de suspense. Destaque para a cena em que o amigo japa vai até a casa do assassino com uma câmera. O filme até abusa um pouco dos clichês nessas cenas, já que no ápice do filme, até rola as tradicionais trovoadas para ficar aquele clima de filme de terror.

O diretor, D.J. Caruso, é o mesmo de ROUBANDO VIDAS (2004), outro eficiente ainda que exagerado thriller. Caruso já está trabalhando em nova parceria com Shia LaBeouf, num filme chamado EAGLE EYE, com a gracinha da Michelle Monaghan. Quanto à loirinha Sarah Roemer, ela está encabeçando o elenco do novo filme de David R. Ellis, ASYLUM.

P.S.: Nesse final de semana eu fui a um show de blues lá no anfiteatro do Dragão do Mar, com a participação do Andreas Kisser, do Sepultura. O cara até que foi bastante simpático para agüentar aquele monte de fãs com a máquina fotográfica na mão e pedindo pra ele fazer o sinal do demo com a mão. Quanto ao show, foi até bom, blues com versões de músicas dos Stones, Black Sabbath, entre outros, mas o som estava tão alto que eu precisei sair um pouco pra tomar um pouco de ar. I'm getting old...

Nenhum comentário: