segunda-feira, setembro 17, 2007

QUERÔ



Um dos momentos mais tocantes de QUERÔ (2007), o premiado longa de estréia de Carlos Cortez, é aquele em que o protagonista, interpretado por Maxwell Nascimento, chora dentro de uma solitária da Febem, amaldiçoando a sua própria existência, falando com a sua mãe morta e perguntando o porquê de ela tê-lo colocado no mundo, só para sofrer. Mas esse é um dos poucos momentos em que o jovem Querô chora no filme. Em praticamente o filme inteiro, o coração do rapaz é consumido pelo ódio a todos.

O prólogo do filme nos apresenta à sua mãe, interpretada por Maria Luiza Mendonça. Ela é uma prostituta que é mandada embora de um prostíbulo assim que o seu filho nasce. Sem ter condições de criar o menino, ela o deixa numa porta e se suicida tomando querosene. É daí que nasce o apelido que o menino ganha. Ele cresce na rua, ganhando trocados de pequenos favores, como lavar um carro. Preso por tentar roubar, ele vai parar na Febem, o que só aumenta o ódio que ele tem pela humanidade, principalmente depois que ele é estuprado logo na noite de estréia na instituição. O filme passa voando, são 90 minutos que parecem uma hora, o que eu vejo como um aspecto positivo para o filme.

Tem-se comparado QUERÔ a PIXOTE: A LEI DO MAIS FRACO, de Hector Babenco, mas na verdade o filme é a segunda versão do livro de Plínio Marcos, que já foi levado às telas pela primeira vez com o nome BARRA PESADA (1977), dirigido por Reginaldo Faria. Nessa versão, Querô é interpretado por Stepan Nercessian. Mas por mais que o filme de Reginaldo Faria seja bom - eu não cheguei a ver ainda - chamar uma criança da favela para interpretar o menor abandonado dá mais credibilidade à obra. E por isso o filme de Carlos Cortez ganha pontos a seu favor. Só espero que Maxwell Nascimento tenha mais sorte que Fernando Ramos da Silva, o Pixote, teve.

Entre os outros nomes conhecidos do elenco, destaca-se o meu xará Aílton Graça e a magricela Silvia Lourenço, que eu confesso não ter reconhecido no filme. Engraçado que em CONTRA TODOS, ela estava bonita e sexy, mas apareceu magra e esquelética em O CHEIRO DO RALO. Não sei o que se passa com essa menina.

Nenhum comentário: